A lesão de Reinaldo, titular incontestável do Grêmio desde 2023, abriu uma vaga na equipe de Renato Portaluppi. O clube compreende ter duas boas alternativas para a função: Mayk, recém-contratado, e Cuiabano, formado na base. Desta forma, o clube não irá atrás de reforço para o setor e apostará nos dois jogadores como substitutos do camisa 6.
O período de ausência de Reinaldo ainda está indefinido. Foram dois problemas no joelho direito e serão necessários alguns dias para verificar se o tratamento conservador será o único aplicado ou uma cirurgia precisará ser realizada.
Num cenário mais otimista, sem intervenção, o jogador poderá voltar a campo a partir de maio. Caso seja detectado algo mais grave na reavaliação e precise passar por operação, o tempo de recuperação de Reinaldo poderá levar cerca de nove meses.
Apesar disso, a análise no clube é da capacidade técnica e de respostas dos atletas que executam a função no Tricolor. Mayk já será o titular neste domingo (10), às 18h30min, pelas quartas de final do Gauchão, diante do Brasil de Pelotas. Cuiabano deverá estar apto a partir da próxima semana.
O jovem, desde o começo de fevereiro, se recupera de lesão muscular no posterior da coxa esquerda. Acredita-se que ele poderá ser escalado a partir da próxima semana. Outro fator levantado nos bastidores é a diferença de características entre as duas alternativas. Mayk é considerado mais defensivo, enquanto Cuiabano mais apoiador, tendo inclusive já sido experimentado como extrema.
Do time sub-20, dois jovens são acompanhados pela comissão técnica e podem eventualmente compor o elenco: Wesley Costa e Zé Guilherme. Os dois já foram relacionados recentemente para partidas. Caso precise voltar ao mercado para reforçar o setor, o Tricolor deverá esperar a janela de transferências da metade do ano. A atual se encerra nesta quinta-feira (7). A próxima inicia em 10 de julho.