A busca do Grêmio por reforços para diferentes posições ganhou uma necessidade maior de encontrar um atacante de lado de campo após a lesão, que tirará Yeferson Soteldo do restante do Gauchão. Assim, o Tricolor voltou a carga por Júnior Santos, do Botafogo. O clube gaúcho já havia demonstrado interesse no jogador no final do ano passado.
Júnior Santos se encaixa no perfil que o Grêmio busca por poder atuar pelos dois lados do campo. Assim, poderia ser o substituto de Soteldo no Gauchão e, também, atuar junto com o venezuelano após a recuperação da lesão. Em 2023, Júnior Santos disputou 37 dos 38 jogos do Botafogo no Brasileirão. Ele foi titular em 20 deles.
No Brasileirão passado, Júnior Santos foi preferencialmente usado como extrema pelo lado direito. No entanto, ele atuava habitualmente pelo setor esquerdo durante sua primeira passagem pelo Fortaleza, em 2019, sob o comando de Rogério Ceni.
Além de Botafogo e Fortaleza, Júnior Santos defendeu também Osvaldo Cruz, clube do interior de São Paulo onde iniciou a carreira, Ituano e Ponte Preta no futebol brasileiro. Ele ainda atuou em três equipes do Japão: Kashiwa Reysol, Yokohama Marinos e Sanfrecce Hiroshima.
O destaque nacional de Júnior Santos veio no Fortaleza, em 2019. Ele até retornou ao clube no começo de 2023, mas sem o mesmo sucesso.
— A primeira passagem dele foi boa, apesar de curta. Ele fazia os seus gols, chegou a ser artilheiro do time na Copa do Nordeste, mas foi negociado para o futebol japonês no inicio da Série A de 2019. A sua segunda passagem foi apagada. Ele jogou mal. Muito criticado desde a sua contratação acabou voltando para o Botafogo — afirma Márcio Renato, responsável pela blog A Voz da Torcida do Fortaleza, no site GE.globo.
Júnior Santos chegou ao Botafogo em 2022. No começo do ano passado atuou no Fortaleza, mas retornou ao Rio de Janeiro para o Brasileirão. Setorista do clube carioca para o GE.globo, Jéssica Maldonado ressalta que o atacante foi um dos poucos jogadores poupados pela torcida após a queda de desempenho no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
— Júnior Santos foi um jogador que oscilou ao longo da temporada, mas terminou 2023 bem apesar da perda do título do Brasileirão. É um jogador de força, velocidade e que arrisca no um contra um para avançar em cima da marcação para finalizar. A finalização, inclusive, tem sido um dos fundamentos de destaque do atacante, tanto na reta final da temporada passada, como no início dela — aponta Jéssica, que ressalta que Júnior Santos começou 2024 ainda com bom cartaz com a torcida.
—Ele volta neste ano em alta, mas agora tem a dura disputa com Savarino e Luiz Henrique — ressalta.
Luiz Henrique foi apresentado na terça-feira como a contratação mais cara da história do Botafogo. O clube carioca pagou 20 milhões de euros ao Real Betis-ESP para contar com o atacante de 23 anos. Luiz Henrique atua pelo lado direito do ataque, a função que Júnior Santos tem feito neste começo de temporada.
Júnior Santos (29 anos)
Osvaldo Cruz-SP
- 17 jogos, 6 gols
Ituano
- 11 jogos, 4 gols
Ponte Preta
- 38 jogos, 9 gols
Kashima Reysol-JAP
- 10 jogos, 0 gol
Yokohama Marinos-JAP
- 23 jogos, 13 gols
Sanfrecce Hiroshima
- 74 jogos, 15 gols
Fortaleza
- 35 jogos, 10 gols
Botafogo
- 71 jogos, 10 gols
Total:
- 279 jogos, 66 gols