O Grêmio anunciou, nesta sexta (16), a contratação do atacante Cristian Pavón, que assinou contrato por três anos. O jogador de 28 anos estava no Atlético-MG e é o sétimo reforço do Tricolor para a temporada. Pavón chega para atuar no lado do campo. A direção intensificou a busca por um atleta desta função depois das lesões de Soteldo e Nathan Fernandes.
O argentino foi contratado pelo Galo em julho de 2022. Desde então, somou cinco gols e 12 assistências em 72 partidas. Neste ano, Pavón entrou em quatro partidas do Campeonato Mineiro, sempre no segundo tempo. Ele acumulou 68 minutos em campo.
Início na Argentina e convocação para a seleção
Pavón despontou para o futebol do Talleres, em 2014, e logo foi contratado pelo Boca Juniors. No ano seguinte, foi emprestado ao Colón para adquirir experiência e retornou a Buenos Aires a partir de 2016 para consolidar uma carreira de sucesso.
Na primeira passagem pelo Boca Juniors, antes de ser emprestado ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, teve 127 jogos, 32 gols e 28 assistências.
O desempenho o levou a ser convocado pela seleção argentina em 2017 e jogar a Copa do Mundo da Rússia. Saiu do banco nos três jogos da fase classificatória e foi titular na eliminação para a França nas oitava de final. Não fez gols.
O atacante era visto como uma posta de Jorge Sampaoli, inclusive, suas características eram comparadas a de Ángel Di Maria. Jogador incisivo, Pavón consegue atuar pelos dois lados do campo e gosta de buscar a linha de fundo. O pé preferencial é o direito.
Apesar de ser visto com o potencial de jogar na Europa, Pavón acabou emprestado ao Los Angeles Galaxy, em 2019, onde seguiu o rastro do seu então ex-treinador Guillermo Schelotto, que tinha entrado no mercado norte-americano. No final de 2020, retornou ao Boca porque os clubes não entraram em acordo sobre os valores de compra definitiva.
Pavón se tornou referência na La Bombonera. Participou de três títulos do Campeonato Argentino, em 2015, 2017 e 2018, principalmente nos dois últimos, quando já era peça fundamental da equipe e teve nas assistências a melhor contribuição para as conquistas. Além disso, tem esteve no grupo que levantou duas Copas Argentinas.
No Galo
Pelo Atlético-MG, venceu o Campeonato Mineiro do ano passado. Ao todo, alcançou cinco gols em 72 partidas pelo Galo, com 11 assistências. Em 2023, sofreu com algumas lesões, como na coxa direita, em janeiro, uma pubalgia, em julho.
Em outubro, Luiz Felipe Scolari chegou a comentar o problema. Apesar de titular na maioria das vezes, o treinador disse em coletiva que as dores no púbis faziam com que Pavón tivesse queda de rendimento nos segundos tempos dos jogos.
Além de Pavón, o Grêmio já confirmou as contratações de Diego Costa, Du Queiroz, Soteldo, Dodi, Marchesín e Mayk.