Em um ano, o Grêmio saiu do calvário da Série B para o vice-campeonato do Brasileirão, a apenas dois pontos do campeão Palmeiras. A segunda posição garantiu o Tricolor na fase de grupos da Libertadores mais uma vez — não disputava a competição desde 2021, quando foi eliminado na fase preliminar da competição.
O clube tem algumas certezas, como a saída de Suárez, e outras incertezas, como se Renato fica ou sai do clube na próxima temporada. A direção do Grêmio já tem conversas em andamento com o técnico Renato Portaluppi para renovação de contrato por mais um ano. Contudo ainda há uma diferença entre a oferta do clube e a pedida do treinador.
Apesar disso, o treinador falou sobre 2024 e pediu mais investimentos para o clube brigar por títulos.
— Agora, é com a diretoria reconstruir, trazer alguns jogadores e ver o que o Grêmio quer no ano que vem. Ver se tem condições de disputar o título. É necessário contratar, as perguntas (sobre reforços) têm que ser feitas para a direção. Tem que pensar direitinho e ver aonde o clube quer chegar. É fácil montar um grupo barato e todo mundo querer que seja campeão, aí tem que trazer o Guardiola, e nem ele vai dar jeito. Na hora do vamos ver, a qualidade faz diferença — disparou.
O time gaúcho volta a campo no fim de janeiro, quando faz sua estreia no Gauchão, competição na qual é o atual hexacampeão. A Libertadores, torneio mais importante da próxima temporada, terá a fase de grupos iniciando apenas em abril.