A direção do Grêmio já tem conversas em andamento com o técnico Renato Portaluppi para renovação de contrato por mais um ano. Contudo ainda há uma diferença entre a oferta do clube e a pedida do treinador. As tratativas devem avançar nos próximos dias.
Tanto o Grêmio quanto Renato têm interesse na continuidade do projeto, e, nos bastidores, as duas partes avaliam como tendência o acordo. Contudo, isso não significa que a negociação seja simples ou meramente protocolar.
O primeiro ponto a ser contornado é financeiro. Pelo bom trabalho no ano, tendo conduzido o Grêmio à Libertadores e inclusive disputado o título com times de orçamento muito maior, o estafe de Renato acredita que o treinador merece uma valorização salarial, algo que o Tricolor está disposto a dar. Porém, o desafio será adequar o salário do técnico à realidade dos cofres do clube.
Além de chegar a um denominador comum em relação aos valores do novo contrato, Grêmio e Renato precisam, ainda, alinhar os investimentos que serão feitos para a próxima temporada. O treinador gostaria de ter um elenco competitivo para disputar o título do Brasileirão e da Copa Libertadores, e sua permanência também está ligada à qualidade das contratações que a direção conseguirá disponibilizar ao técnico.
Por fim, há um outros aspecto que impacta nas negociações com Renato: a fase da Libertadores que a equipe irá disputar.
Se o Grêmio garantir a vaga apenas na Pré-Libertadores, terá que disputar um mata-mata decisivo já no final de fevereiro, com menos tempo para montar o grupo e, principalmente, para encontrar um novo técnico no mercado, caso não haja acordo com Renato. Nesta hipótese, a direção deve fazer um esforço financeiro maior para renovar com o atual comandante o quanto antes.
Contudo, caso o Tricolor garanta a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o clube teria até abril para a contratação de reforços e para a adaptação de um eventual novo treinador. Neste cenário, a direção poderia endurecer mais a negociação e postergar as conversas até conseguir fechar o acordo em cifras mais vantajosas para o clube.
O fato é que a renovação de Renato é uma tendência, mas está longe de estar encaminhada.