A última atuação de Luis Suárez com a camisa do Grêmio teve sua marca. Com dois gols dele e um de Everton Galdino, o Tricolor bateu o Fluminense no Maracanã por 3 a 2 e confirmou o vice-campeonato brasileiro um ano depois de sair do calvário da Série B do Brasileirão.
Com o resultado positivo no Rio de Janeiro e as derrotas de Flamengo e Atlético-MG, a equipe de Renato Portaluppi chegou aos 68 pontos e ficou atrás apenas do campeão Palmeiras, com 70. Uma campanha que garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores e um prêmio de R$ 45 milhões.
A campanha gremista foi construída com 21 vitórias, uma a mais que o time paulista, que ficou com o título nesta temporada. O treinador gremista elogiou a participação do Grêmio no campeonato.
— Buscamos a vaga na Libertadores e hoje (quarta) garantimos o G-4 e fomos vice. Primeira vez que o vice tem mais vitórias do que o campeão. Foi uma campanha espetacular, foi um ano excepcional, principalmente vindo da Série B. Esse grupo está de parabéns, frisei isso no vestiário. Agradeci ao Suárez por tudo que ele, mas o grupo também foi muito importante para ele e para o clube. Agora, é com a diretoria reconstruir, trazer alguns jogadores e ver o que o Grêmio quer no ano que vem. É necessário contratar caso queira disputar títulos.
Renato não deixou de reclamar de um erro de arbitragem contra o Grêmio ainda do jogo contra o Corinthians na Arena Itaquera, quando a bola, dentro da área, bateu na mão de Yuri Alberto.
— Não me sai da cabeça aquele pênalti contra o Corinthians, o Stevie Wonder teria dado, aqueles dois pontos seríamos campeões, queria ver se fosse contra time carioca ou paulista, se não gritariam até o ano que vem — disparou o técnico do Tricolor.
O time gaúcho volta a campo no fim de janeiro, quando faz sua estreia no Gauchão, competição que é o atual hexacampeão. A Libertadores, torneio mais importante da próxima temporada, terá a fase de grupos iniciando em abril apenas.