Luis Suárez escreverá o último capítulo da sua história como jogador do Grêmio na Arena neste domingo, às 18h30min. Abraçado por mais de 50 mil gremistas, o uruguaio fará sua despedida de Porto Alegre pelo Tricolor. Uma tarde que terá uma série de homenagens preparadas pelo clube para que a torcida possa desfrutar de um último momento com o uruguaio vestindo azul, preto e branco.
Agora que a vaga na Libertadores está matematicamente confirmada desde a última rodada, o jogo contra o Vasco poderá ser dedicado a comemorar a passagem de Suárez por Porto Alegre. Mesmo que uma vitória sobre os cariocas ainda seja importante para os planos de se manter na briga por um lugar no G-4 — o que garante vaga direta na fase de grupos da competição continental.
Suárez soube fazer da Arena seu palco particular. Desde os três gols na estreia, na goleada sobre o São Luiz pela Recopa Gaúcha, o uruguaio foi decisivo em frente ao torcedor gremista. Ele marcou o gol do título gaúcho na vitória por 1 a 0 sobre o Caxias, fez um golaço na vitória do Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão e colecionou lances de efeito. Ao todo, em 29 jogos, o camisa 9 marcou 17 gols e deu 11 assistências. E haverá ainda a partida deste final de semana para finalizar a passagem de um ano por Porto Alegre.
A direção preparou algumas ações para envolver os mais de 50 mil gremistas que estarão na Arena nas homenagens. Os torcedores serão recebidos no estádio com uma série de atrações. Serão distribuídas 20 mil máscaras com o rosto do uruguaio, além de cartazes com os dizeres "obrigado, Suárez". Um bandeirão também será revelado no início do jogo nas arquibancadas. Quatro totens com imagens do jogador em ação estarão espalhados pela esplanada para que o torcedor possa simular uma foto ao lado do ídolo.
Até Renato Portaluppi esteve envolvido para criar esse clima. O técnico fez uma convocação aos torcedores para que lotassem o estádio.
— Mais do que nunca, peço para o torcedor lotar a Arena no domingo, precisamos do apoio do nosso torcedor. É o último jogo não só do Suárez, mas do Grêmio na Arena. É uma despedida que temos que dar para o Suárez à altura de tudo que ele nos deu em 2023. E precisamos dessa vitória importantíssima — destacou o treinador após a vitória sobre o Goiás.
Essa convocação feita por Renato foi atendida. Como ocorreu em outros momentos do ano, a mobilização da torcida esgotou antecipadamente os ingressos disponibilizados. Marcelo Basso, cônsul do clube em Erechim, virá com cerca de 200 conterrâneos para ver a despedida de Suárez de Porto Alegre. Uma empreitada que terá início às 7h de domingo e que só terminará por volta das 4h de segunda-feira.
— O torcedor do Interior é diferente. São 360 quilômetros de distância, com seis horas de ônibus de viagem pela frente. O ingresso não é barato. Estávamos na viagem para o jogo contra o Goiás, e o assunto no ônibus era o risco de ele tomar o terceiro amarelo — comentou Marcelo.
Depois de ver das arquibancadas a estreia de Suárez, na conquista da Recopa Gaúcha sobre o São Luiz, Michelle Aguiar pegará novamente a estrada em uma excursão que trará um grupo de gremistas de Florianópolis.
— A notícia da vinda dele parecia mentira. Sabia da grandeza dele. Foi uma sensação incrível desde os primeiros jogos do Gauchão. Ele é um gênio, foi incrível ver. Fizemos o possível pra ir nesses últimos jogos. Espero um outro espetáculo neste domingo — salientou Michelle.
Essa capacidade de mobilizar os gremistas foi um dos pontos que fez a contratação de Suárez ser tão bem-sucedida. O impacto de Suárez vai muito além do que ele fez nos gramados. Desde sua apresentação, no dia 4 de janeiro, o uruguaio também trouxe benefícios para o clube. Diretamente, apenas com a venda de produtos licenciados, o Grêmio arrecadou R$ 12 milhões até o início deste mês.
Foram 47 mil itens vendidos nas lojas, aproximadamente 30 mil camisas, com a marca do uruguaio desde janeiro. Com ele como garoto propaganda, o Tricolor saltou dos 61 mil sócios em dezembro e chegou aos 118 mil associados em dia. Esses novos 67 mil sócios renderão em dezembro mais R$ 5 milhões em receita. Números que mostram o tamanho do impacto da passagem de Luis Suárez por Porto Alegre. Um momento que o torcedor gremista dificilmente esquecerá.