O Grêmio definiu os últimos detalhes para realizar a cirurgia no púbis do volante Carballo. Após temporada acidentada devido ao problema, o volante passará nesta sexta (22) pelo procedimento para resolver as dores que o fizeram perder jogos do Tricolor e do Uruguai. Ao longo do ano, o jogador foi administrando o incômodo com tratamentos paliativos.
GZH apurou que uma conversa nesta quinta-feira (21) definiu o planejamento da cirurgia. O departamento médico gremista tem mantido contato com os profissionais que acompanham o jogador em Montevidéu, onde ocorrerá o procedimento.
"O Grêmio, comprometido com saúde de seus atletas, enviará um médico para acompanhar a cirurgia, que será realizada nesta sexta-feira em Montevidéu, a fim de assegurar o melhor suporte ao jogador", informou o clube em nota.
A expectativa do Grêmio é de que Carballo possa estar de volta aos trabalhos em até seis semanas. Logo, o clube espera que ele tenha condições de ficar 100% à disposição do técnico Renato Portaluppi na reta final de janeiro. Como a pré-temporada gremista terá início em 8 de janeiro, o uruguaio vai passar por um período de preparação após o retorno para estar em igualdade física com os companheiros.
— Pelas informações que temos, ele vai fazer essa semana (a cirurgia) e fica seis semanas em repouso, em torno disso. Mas, o Departamento de Ciência, Saúde e Performance vai depois comunicar a todos o período de afastamento — disse Alberto Guerra, presidente do Grêmio.
Mesmo antes de perder Carballo para o início de ano, o Grêmio acertou a contratação de nova opção para o setor. O volante Dodi, de 27 anos, deixará o Santos em definitivo para acertar com o Tricolor. A ideia da direção foi buscar um atleta que tivesse maior característica de marcação, carência que foi detectada pela comissão técnica e dirigentes nesta temporada.
* Com informações do repórter Bruno Flores