O Grêmio já tem a primeira contratação definida para a temporada de 2024. Trata-se do volante Dodi, de 27 anos, que disputou o último Brasileirão pelo Santos. As partes têm um acerto desde a última semana e o jogador deve chegar a Porto Alegre nos primeiros dias de janeiro para se apresentar, provavelmente ao técnico Renato Portaluppi, que se aproximou da renovação com o Tricolor.
Conforme apuração de GZH, Dodi será comprado pelo Grêmio junto ao clube paulista e deve assinar contrato com o Grêmio até o fim de 2025. Este era o tempo de contrato que o volante tinha por cumprir no Santos. Os valores da compra ainda não são confirmados, mas fontes consultadas pela reportagem afirmaram que o Tricolor não vai precisar pagar pelo atleta, já que o Santos também não fez um investimento para ter o atleta.
O Santos contratou Dodi no fim de 2022, após uma passagem do volante pelo Kashiwa Reysol, do Japão. Na oportunidade, os japoneses aceitaram liberar o jogador gratuitamente para acertar com o Peixe, mantendo 25% de direitos econômicos de uma futura venda. O atleta foi revelado pelo Criciúma e contratado pelo Fluminense em 2018. Após não renovar com o tricolor carioca, acabou se transferindo ao clube japonês.
Na última temporada, Dodi participou de 49 jogos do ano em 2023, sem nenhum gol marcado. Além de Dodi, o Grêmio também negocia com o Santos pelo atacante Soteldo, de 26 anos. O venezuelano deve chegar a Porto Alegre por empréstimo de um ano, com o Tricolor arcando com o pagamento total dos salários. Após o rebaixamento à segunda divisão, o Peixe precisa abrir mão de altos salários no clube.
* Com informações do repórter Bruno Flores