Ainda que não tenha sido oficializado, o Grêmio trata a permanência de Renato Portaluppi para a próxima temporada como algo natural. E o clube busca no mercado atender a um velho pedido do treinador. Com a contratação de Soteldo, que tem negociações avançadas, o Tricolor irá trazer o ponta driblador pedido por Renato desde o começo de 2022.
Foi ainda durante o Gauchão que Renato Portaluppi pediu publicamente a contratação de um extrema driblador. Naquele momento, o alvo era Michael, ex-Flamengo.
— Esse atleta é fundamental. Temos o Ferreira, mas não vem jogando, todo dia eu cobro (a direção). Michael é o jogador que eu quero, ele quebra linhas, ficaríamos em outro patamar, mas estamos conversando, é difícil não ter esse tipo de jogador, principalmente no Estadual, quando os adversários se retrancam — pediu Renato à época.
O Tricolor iniciou conversas, mas não conseguiu acordo com o Al Hilal, da Arábia Saudita, para a liberação de Michael. O próprio Soteldo entrou na mira gremista, mas o Santos acabou exercendo a cláusula de compra do venezuelano do Tigres, do México.
Números do Brasileirão
O desempenho de Soteldo, assim como o coletivo do Santos na campanha de rebaixamento, foi aquém do esperado no Brasileirão. O venezuelano marcou apenas um gol em 17 jogos. Ele ainda contribuiu com seis assistências, duas delas na vitória de virada sobre o Grêmio, na Vila Belmiro, na abertura do segundo turno.
O dado que justifica a contratação pelo Tricolor vem nos dribles. Soteldo foi o maior driblador do Campeonato Brasileiro 2023, com média de 2,9 por jogo. O venezuelano teve sucesso em 57% das tentativas durante a competição.
A reclamação de Renato sobre a falta de dribladores no elenco se justifica nos números. O Grêmio não teve nenhum jogador entre os 20 maiores dribladores do Brasileirão, segundo dados do site Sofascore.
O maior driblador do Tricolor foi Ferreira, com média de 1,4 por partida. Em segundo na lista aparece o lateral-direito João Pedro (1,2 por jogo), seguido por Bitello (1,1 por jogo), que deixou o clube ainda no começo do segundo turno vendido ao Dinamo Moscou.
Posicionamento
Destro, Soteldo tem posicionamento principal o setor esquerdo ataque, semelhante ao que faz Ferreira. O venezuelano até chegou a ser usado em alguns momentos do Brasileirão como meia central, mas ele é o típico ponta destro que inicia pelo lado esquerdo buscando trazer para dentro para o chute com o pé dominante.
Soteldo, porém, também tem a característica de trazer a bola para o fundo para buscar cruzamentos com o pé esquerdo. Foi assim que cruzou, por exemplo, para o gol de Messias no empate do Santos com o Botafogo, no Nilton Santos.
Mapa de calor
Soteldo no Brasileirão
- Jogos 22 (17 como titular)
- 1 gol
- 6 assistências
- 2,9 dribles certos por jogo (1º no campeonato)