No começo da tarde desta terça-feira (5), às 14h, no CT Luiz Carvalho, ocorre o último treio do Grêmio em 2023. A atividade vai encaminhar o time para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, às 21h30min de quarta-feira (6), pela última rodada do Brasileirão. O técnico Renato Portaluppi escolherá entre três alternativas para ser o titular da lateral direita.
Jogador mais utilizado na função nesta temporada, João Pedro está recuperado de lesão muscular. Ele treinou normalmente na segunda (4), mas uma reavaliação será realizada nesta terça. A comissão técnica irá considerar se o período de inatividade de quase um mês não tirou ritmo de jogo do atleta, que se machucou contra o Corinthians, no dia 12 de novembro. Ele é o favorito para a posição.
Fábio é outra opção. Nos dois últimos duelos, ele sentiu tonturas após choques na região da cabeça, inclusive, tendo sido substituído em ambas ocasiões. Ele não tem lesão alguma, segundo informações do clube. Entretanto, o camisa 2 será analisado em treinamento para saber se será relacionado.
A terceira via entre as possibilidades é o jovem Gustavo Martins. O zagueiro, que também já foi testado como volante, eventualmente treina como lateral-direito. Contra Goiás e Vasco, ele ingressou para colaborar nas vitórias. A improvisação é a menos cotada das opções.
A provável formação do Grêmio para o último compromisso do Brasileirão de 2023 tem: Caíque; João Pedro (Fabio ou Gustavo Martins), Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Carballo) e Cristaldo; Nathan Fernandes, Ferreira e Suárez.