O Grêmio foi um dos times convidados para participar do Campeonato Brasileiro de Futsal. A competição vai estrear em 2024 com a participação de 20 times e tem o comando da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
O Tricolor avaliará a possibilidade de retomar o departamento de futsal. Porém, não há previsão para a decisão ser tomada. Conforme apurou GZH, o ingresso do Grêmio na competição ainda depende "de muitas conversas", ou seja, é provável que, em função do tempo, não ocorra já no próximo ano. O clube chegou a estar representado em campeonatos de futsal, principalmente entre os anos 1950 e 1980, mas, atualmente, não tem mais atividades oficiais relacionadas à modalidade.
O Campeonato Brasileiro de Futsal está previsto para começar em maio e se estender até outubro. Outro time gaúcho convidado, a Sercesa, de Carazinho, aceitou o convite. A tendência é que o Passo Fundo também sinalize de forma positiva para a participação. O prazo para confirmação se esgotaria na última quarta-feira (6). Apesar de a data ter sido extrapolada, os times participantes ainda não foram divulgados pela Confederação. Procurada pela reportagem, a entidade não confirmou se o prazo foi estendido.
A CBFS convidou 40 times de futsal, dos quais espera ter ao menos 20 aceitas para o Brasileiro. Para fortalecer a marca, a entidade quer ter 10 escudos de times de futebol representados na competição.
O Campeonato Brasileiro de Futsal irá distribuir R$ 560 mil em premiação e um carro, sem modelo divulgado por enquanto. O campeão fica com R$ 250 mil e o automóvel. Não haverá impedimento entre a participação dos clubes do Brasileiro e na Liga Nacional de Futsal (LNF), competição paralela organizada por outra entidade.