Ex-lateral-direito do Inter, o uruguaio Bruno Silva testemunhou os altos e baixos da passagem de Luis Suárez pelo Brasil. Em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (13), ele falou sobre as visitas que fez ao centroavante e as dificuldades relatadas pelo amigo durante a temporada no Grêmio.
Silva conta ter acompanhado o período mais crítico de Suárez no Tricolor, no meio do ano, quando as dores no joelho se agravaram e o craque cogitou ir embora. A cultura do futebol brasileiro, com concentrações e viagens longas, contribuíram para o desgaste do camisa nove.
— Não estava sendo fácil para ele e a família, com joelho e a dor. Conviver com a dor é difícil, ainda mais para um cara competitivo como ele, que se sentia um pouco impotente. A dor limitava um pouco ele. Muita concentração, ficava pouco em casa. Isso o futebol brasileiro tem, te deixa um pouco longe da família. A família fez um esforço muito grande também. Ele devolveu em um ano espetacular — comentou o ex-jogador.
Por outro lado, Silva entende que as dificuldades superadas por Suárez deram a ele e ao Grêmio uma repercussão muito positiva, principalmente no Uruguai. O amigo reside na cidade uruguaia de Cerro Largo e contou ter presenciado a popularização da marca gremista.
— Em cada cidade que eu passava, aos sábados à tarde, quando tinha o futebol das crianças, era só camisa do Grêmio. Era só camisa do Grêmio por todo o país, em lojas. O Luis é uma referência muito forte. Conheço pessoas que compraram (assinaram) aplicativos só para ver os jogos do Grêmio, jogos do Luis — acrescentou.
Cavani
Questionado sobre uma possível contratação de Cavani pelo Grêmio, Silva afirma que o atacante poderia ser um bom reforço, apesar de admitir não o conhecer tanto como a Suárez. No entanto, ele alerta para características diferentes entre ambos.
— É um jogador diferente do Luis. Fisicamente, tem um desgaste maior. Não é tão definidor como o Luis. Não dá tantas assistências. Teve um ano com altos e baixos no Boca, mas é um profissional de alta qualidade. Dispensa comentários — opinou.