Com vaga garantida na Libertadores de 2024, o Grêmio ainda tem objetivos no Brasileirão. O primeiro é entrar no G-4 para poder ir direto para a fase de grupos do torneio continental. O outro é seguir vivo na briga pelo título. GZH mostra o que o Tricolor precisa para sair da 37ª rodada com saldo positivo nessas disputas.
Não basta apenas vencer o Vasco para o Grêmio seguir com chance matemática de título. Como está quatro pontos atrás do Palmeiras, o Tricolor precisa que os paulistas não vençam o Fluminense no domingo. Vitória sobre o Vasco combinada de empate do Verdão já serve para os comandados de Renato chegarem na última rodada vivos na disputa pela taça.
Se empatar
O Grêmio até pode manter viva a esperança de buscar a taça em caso de empate no domingo. Para isso, será necessário que o Palmeiras seja derrotado pelo Fluminense. Esse cenário permitiria ao Tricolor igualar a pontuação dos paulistas na última rodada, mas com vantagem no número de vitórias.
G-4
A entrada do Grêmio no G-4 também pode vir com vitória ou empate diante do Vasco. Se ganhar no domingo, o Tricolor apenas precisará que um entre Botafogo, Atlético-MG e Flamengo tropece na rodada, em que os três jogam em casa. O Botafogo recebe o Cruzeiro, o Galo o São Paulo e o Flamengo irá jogar contra o Cuiabá. Se os três tropeçarem, o Grêmio assume segunda posição se vencer o Vasco.
Se empatar, a chance para o Grêmio entrar no G-4 também depende de que um entre Botafogo, Atlético-MG e Flamengo seja derrotado. Se os três perderem suas partidas, o Tricolor assumirá a vice-liderança mesmo empatando com o Vasco.
Jogos dos cinco primeiros na penúltima rodada
- Atlético-MG x São Paulo - Sábado, 21h
- Palmeiras x Fluminense - Domingo, 16h
- Flamengo x Cuiabá - Domingo, 16h
- Botafogo x Cruzeiro - Domingo, 18h30min
- Grêmio x Vasco - Domingo, 18h30min