Acertado com Soteldo, o Grêmio negocia a forma como irá compensar o Santos. Uma das possibilidades é repassar o meia Pedro Lucas como moeda de troca, mas, antes disso, debate com o meia uma saída para que ele não deixe a Arena de graça ao final do contrato.
Sem o objetivo entre as partes de renovar o vínculo, que expira em dezembro de 2024, a alternativa levantada é uma rescisão, com o Tricolor permanecendo com percentual dos direitos econômicos para uma venda futura. Assim, ele seguiria para a Vila Belmiro em definitivo.
Conforme apurou GZH, a nova comissão técnica santista, capitaneada por Fábio Carille, já aprovou o nome do jovem de 21 anos. Entretanto, o presidente recém-empossado Marcelo Teixeira exige, além do repasse de atletas, uma compensação financeira para liberar o empréstimo de Soteldo.
Revelado na base gremista, Pedro Lucas foi campeão mundial sub-17, mas não teve sequência no profissional do Grêmio, tendo realizado somente 19 jogos em duas temporadas. Neste último ano, foi emprestado ao Ceará, que disputou a Série B, mas pouco foi utilizado.