O meia Pedro Lucas, 18 anos, será a grande atração no time do Grêmio, nesta sexta (19), contra o Aimoré. Natural de Baixo Guandu, no Espírito Santo, o garoto já realizou treinos no Real Madrid, levado pelo ex-atacante Ronaldo Fenômeno, e foi titular da Seleção Brasileira na conquista do Mundial Sub-17, em 2019.
Na base, Pedro Lucas é muito elogiado pela qualidade técnica, pelo excelente domínio de bola e pela precisão no passe. As suas virtudes, contudo, já chamaram atenção de dois grandes ídolos do futebol nacional há cerca dez anos
— Quando o Pedro tinha nove anos, gravei vídeos dele jogando que viralizaram na internet. Aí uma pessoa que trabalhava com o Ademir da Guia mostrou o vídeo para ele. E o Ademir da Guia mostrou o material para o Ronaldo Fenômeno. Então, o Ronaldo levou o Pedro para treinar no Real Madrid — contou o pai do atleta, Francisco Obermuller, à GZH.
Os treinos no Real Madrid foram em 2011, mas a família preferiu que o garoto retornasse ao Brasil para tentar a sorte no futebol nacional.
— A reação foi de espanto, o Ronaldo era um ídolo e eu só o via pela TV. O Ronaldo ligou para o meu pai, eu fui para lá e fiquei uma semana. Lembro de pouca coisa, era muito novo. A estrutura era fantástica, mas como eu era muito novo, meu pai optou pelo início da minha carreira ser no Brasil — explicou Pedro Lucas em entrevista ao colunista de GZH, Filipe Gamba, em 2019.
Contudo, a experiência de treinar no Real Madrid, apadrinhado por Ronaldo, ajudou a alavancar a carreira do meio-campista. Na sequência, o menino começou a treinar na base do Flamengo e, posteriormente, recebeu um convite do Grêmio.
— Tudo onde o Ronaldo põe a mão, você imagina o que dá né?! Na volta, já tinha uma enxurrada de clubes e de repórteres querendo saber quem era o menino que tinha sido levado ao Real Madrid pelo Ronaldo. Ele foi aprovado no Flamengo. Depois, fomos procurados pelo empresário Jorge Machado e eu o levei ao Grêmio — completa o pai do atleta.
Curiosamente, a torcida gremista foi decisiva para que Pedro Lucas se encantasse pelo clube. Em 2011, quando viajou a Porto Alegre, Francisco levou o filho para assistir a um jogo do Tricolor no Olímpico. O menino empolgou-se com a tradicional comemoração da Geral do Grêmio após os gols.
— O Pedro ficou louco com a “avalanche”. Na época, o Grêmio colocou a melhor situação de todas e me convenceu que o futebol do Rio Grande do Sul era o que melhor preparava os atletas para a Europa. E ele se adaptou muito bem, foi ganhando campeonatos na base e, quando chegou aos 15 anos, virou gremista — completa Francisco.
Hoje agenciado pelas empresas ML3 Football, OTB Lab e Destak, Pedro Lucas renovou o contrato com o Grêmio até 2024 e, antes de atuar na Europa, deseja se firmar na equipe principal do Tricolor.
— Na renovação do contrato, chamava atenção a vontade que o Pedro tinha de ficar no Grêmio. A gente tinha duas situações de fora e mesmo assim ele quis ficar no Grêmio. Então, a gente renovou e agora ele está aí estreando no time titular — finaliza o pai.
Com Pedro Lucas como novidade, o Grêmio recebe o Aimoré nesta sexta (19), às 20h, na Arena, pelo Gauchão.