O técnico Renato Portaluppi, prepara ajustes no posicionamento do Grêmio para os quatro jogos restantes do Brasileirão. Com a entrada de Fábio na vaga de João Pedro, vetado por lesão muscular, o treinador deve reforçar o sistema de marcação no lado direito tricolor.
Já há algum tempo, o comandante crê que Fábio se destaca pelo apoio, enquanto João Pedro é seguro na marcação. Por características distintas, o técnico promoveu em vários momentos do Brasileirão um rodízio entre laterais, dependendo dos desfalques e do adversário.
Por isso, para proteger mais o lado direito e liberar Fábio para o apoio, Renato deve promover ajustes. Isso não significa que haverá mudanças de esquema ou peças. Porém, ao menos um dos volantes deve ser destacado para tomar conta do setor quando o lateral estiver no ataque.
Contudo, não está descartado que o treinador adote com mais frequência o esquema com três zagueiros, especialmente se Pepê seguir fora por lesão. Foi assim, por exemplo, nas vitórias contra Inter, por 3 a 1, e Athletico-PR, São Paulo e Coritiba, todas por 2 a 1, quando o técnico escalou Fábio no lugar de João Pedro e utilizou três zagueiros para dar mais liberdade ao lateral.
Embora João Pedro já tenha anotado três gols no Brasileirão — contra nenhum do concorrente da posição —, Fábio tem índices melhores em cruzamentos e finalizações. Na opinião de Renato, o ex-jogador do Manchester United é mais agressivo pelo flanco direito.
— Eu incentivo os dois a atacarem os espaços do adversário. Pela força e pela velocidade que tem, eu incentivo bastante o João Pedro a atacar. Ele ataca até menos do que peço. O Fábio já ataca mais, busca mais os espaços. Pela força que tem, quando ele vem de trás, dificilmente o adversário busca. Mas estamos bem servidos na posição. Por isso, tenho feito um rodízio entre eles, dependendo do adversário — declarou Renato, após a vitória sobre o Palmeiras, no dia 22 de setembro, quando curiosamente João Pedro marcou o gol do triunfo gremista.
Contudo, apesar de preferir o apoio de Fábio, o treinador considera que os laterais têm nível técnico equivalente, apenas das características distintas.
— Coloquei o Fábio porque ele apoia mais. Por termos dois grandes laterais, dá para rodar. Assim, não cansamos um só — explicou Renato após o empate por 4 a 4 com o Corinthians, no dia 19 de setembro.
Diagnosticado com lesão muscular na coxa direita, João Pedro deve ficar cerca de três semanas afastado dos gramados, possivelmente retornando apenas na temporada 2024.