Contratado pelo Grêmio como uma aposta para 2023, Gustavinho, 22 anos, não deslanchou no clube e deverá retornar ao América-MG ao final da temporada. Com contrato de empréstimo apenas até dezembro, ele não permanecerá no Tricolor e é esperado no clube mineiro para disputa da Série B e do Estadual do ano que vem.
Anunciado pelo Grêmio em dezembro de 2022, o atleta agradou nos primeiro treinamentos e recebeu algumas oportunidades, mas perdeu espaço e foi utilizado apenas duas vezes no Brasileirão. Para manter o ritmo, chegou a ser utilizado pelo time sub-20 na disputa da Copa FGF. Seu último jogo, inclusive, foi contra o São José, no Passo D'Areia, em 4 de outubro, com a equipe de garotos.
Gustavinho chegou ao Grêmio com uma bagagem de 22 partidas como profissional pelo América-MG, com gols e assistências pelo clube mineiro. Durante a pré-temporada, Renato Portaluppi confidenciou que o garoto poderia ganhar espaço como ponta direita e tinha muito futuro.
Entretanto, depois de 11 jogos no Gauchão, sendo apenas um como titular, ele passou a sobrar até mesmo do banco de reservas da equipe principal. Eventualmente, ele era relacionado, mas ingressou apenas nas derrotas contra o Cruzeiro e Vasco, ambas como visitante.
A direção do América-MG, em contato com GZH, confirma que não há qualquer conversa para prorrogação do empréstimo ou confirmação da cláusula de compra prevista em contrato. Logo, o clube projeta o meia-atacante no seu elenco na pré-temporada visando o calendário de 2024. Há o entendimento de que ele precisa evoluir fisicamente para conseguir ser útil para a equipe retornar à elite do futebol brasileiro.