Após conquistarem a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos com a Seleção Brasileira sub-23, o zagueiro Gustavo Martins e o volante Ronald subiram de patamar no Grêmio e devem ganhar mais espaço na fase final do Brasileirão. Por conta dos desfalques na defesa, no meio-campo e do bom rendimento nos treinos, os dois atletas estão nos planos do técnico Renato Portaluppi para os quatro jogos restantes.
Aos 21 anos, Gustavo Martins vem sendo uma opção assídua de Renato ao longo do ano, especialmente quando o treinador decide mudar o esquema com a partida em andamento. Polivalente, o zagueiro já atuou como lateral-direito e volante. Nos dois últimos jogos do Tricolor — vitória contra o Botafogo e derrota para o Corinthians —, por exemplo, o treinador recorreu no decorrer da partida ao jovem e não ao experiente Bruno Uvini.
Já Ronald, 20 anos, foi a surpresa na escalação gremista durante a emblemática vitória por 4 a 3, de virada, sobre o Botafogo, em São Januário, quando entrou no lugar de Cristaldo para proteger a defesa. O atleta foi bastante elogiado internamente pela boa atuação em um jogo de alta pressão.
Além das boas atuações nos treinos, os desfalques aumentam as chances de os garotos serem utilizados. Para a próxima rodada, contra o Atlético-MG, no dia 26, Renato não contará com Bruno Alves e Villasanti, suspensos, e ainda pode ficar sem Kannemann, com suspeita de lesão muscular. Rodrigo Ely e Pepê, que estão recém iniciando a transição física pós-lesão, são dúvidas para o confronto.
Se Kannemann não tiver condições, em tese, Bruno Uvini, Bruno Alves e Gustavo Martins disputariam duas vagas na equipe titular. Porém, diante dos desfalques no meio-campo, não é descartado que Renato escale todos juntos, adotando o esquema com três zagueiros, como já ocorreu em diversos momentos do ano.
No meio-campo, Felipe Carballo é, hoje, o único volante assegurado na equipe para a partida contra o Atlético-MG. No mais, caso Pepê não tenha condições, Ronald deve ganhar uma nova chance no setor, ao lado do uruguaio. Contudo, também não está descartada a ideia de os três atuarem juntos, especialmente se Renato abrir mão da ideia dos três zagueiros.
O fato é: os dois gremistas que conquistaram o ouro no Pan de Santiago agora estão definitivamente nos planos de Renato.