Sob o comando do Flamengo, Tite irá para seu terceiro jogo nesta quarta (25), diante do Grêmio. Na Arena, ele já esteve como técnico da Seleção Brasileira e do Corinthians. De volta após mais de quatro anos, ele tem retrospecto negativo quando enfrenta o Tricolor em seu novo estádio.
Como técnico do Corinthians, Tite foi derrotado nas três vezes em que esteve na Arena enfrentando o Grêmio — duas em 2013 e, a última, em 2015. Na primeira delas, porém, o revês para o time de Renato Portaluppi veio nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal, em confronto que valia uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.
O jogo é considerado pelo treinador uma das eliminações mais duras que ele sofreu. Um dos motivos é o fato de Alexandre Pato, então atacante do Timão, ter desperdiçado um pênalti em uma tentativa de cavadinha diante de Dida, goleiro do Grêmio.
Ainda em 2013, o Grêmio venceu o Corinthians por 1 a 0, pela 29ª rodada do Brasileirão. Dois anos depois, Tite foi novamente derrotado na Arena. Desta vez, o Tricolor fez 3 a 1 no Timão, com gols de Giuliano, Marcelo Oliveira e Luan.
Pela Seleção Brasileira, porém, o retrospecto de Tite na Arena é diferente. Em 2017, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, o Brasil venceu o Equador por 2 a 0, com gols de Paulinho e Phillipe Coutinho, e garantiu com antecedência o primeiro lugar na competição.
Dois anos mais tarde, pela Copa América, a Seleção Brasileira de Tite precisou dos pênaltis para superar o Paraguai e avançar às semifinais. Sem conseguir furar o bloqueio paraguaio no tempo normal e na prorrogação, os 120 minutos terminaram empatados em 0 a 0. No desempate, a Amarelinha levou a classificação por 4 a 3.
Tite na Arena do Grêmio
- 2019 — Brasil 0 (4) x (3) 0 Paraguai (Copa América — quartas de final)
- 2017 —Brasil 2 x 0 Equador (Eliminatórias)
- 2015 — Grêmio 2 x 0 Corinthians (Brasileirão)
- 2013 — Grêmio 1 x 0 Corinthians (Brasileirão)
- 2013 — Grêmio (3) 0 x 0 (2) Corinthians (Copa do Brasil)