O desempenho de Cristaldo no empate do Grêmio contra o Fortaleza, neste sábado (30), não foi dos melhores do meia argentino pelo Tricolor. Ele perdeu um pênalti ainda no primeiro tempo e foi substituído no intervalo para a entrada de Besozzi.
— No primeiro tempo, eu tinha colocado o Franco pelo lado, para marcar o lateral, e ele se desgastou, além de não ter acompanhando muito o lateral adversário. Depois do pênalti perdido, eu vi que ele estava cabisbaixo. Ele sentiu a perda do pênalti — afirmou o técnico Renato Portaluppi após o jogo.
Cristaldo vem sendo titular com frequência em 2023 e um bom parceiro de Suárez — autor do gol contra o Fortaleza. O argentino já fez 41 jogos na temporada, marcou nove gols e deu 11 assistências. No Brasileirão, foram 21 partidas, seis gols e quatro passes decisivos para os companheiros marcarem.
Por conta da intensidade do Fortaleza, Cristaldo foi sacrificado e atuou mais pela lateral, enquanto Nathan jogou mais pelo meio.
— O Nathan que estava jogando pelo lado e eu coloquei ele por dentro, para jogar junto com o Suárez, mas é um jogador que não está com aquele ritmo de jogo todo, jogando os últimos dois três jogos apenas. Pelo desgaste do Franco, mas principalmente pela perda do pênalti, que eu vi que ele sentiu bastante. Foram os motivos para ele sair — explicou Renato.
O pênalti perdido por Cristaldo foi o segundo errado de forma consecutiva pelo argentino, que já converteu três na temporada. O Grêmio já teve 10 penalidades a favor em 2023, com apenas quatro convertidos e seis perdidos.