O Grêmio não vence há oito jogos fora da Arena no Brasileirão. O empate por 1 a 1 contra o Fortaleza no Castelão não foi o resultado ideal para o Tricolor, mas o técnico Renato Portaluppi acredita que o ponto conquistado pode ajudar nas pretensões da equipe no restante da competição.
— Não jogamos tão bem, mas esse ponto é importante e lá na frente vai fazer a diferença — afirmou o treinador após a partida.
Com o resultado, o Grêmio dorme na segunda posição, com 44 pontos conquistados, sete a menos que o líder Botafogo. Caso o Palmeiras vença ou empate contra o Bragantino neste domingo (1), o Tricolor volta para a terceira posição.
— Hoje é o segundo colocado. Até o próximo final de semana estamos garantidos no G-4. Mas muita gente não consegue enxergar isso. (...) Talvez se o Grêmio estivesse brigando para não cair, uma ou outra pessoa estaria mais satisfeita com isso. O Grêmio no G-4 incomoda muita gente, esse é o problema — disse Renato.
A última vitória gremista longe de Porto Alegre foi contra o Bahia, no dia primeiro de julho, por 2 a 1. Desde então foram quatro derrotas e quatro empates em partidas do Brasileirão e Copa do Brasil. No mesmo período, o Tricolor atuou oito partidas na Arena, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
— Precisamos melhorar um pouquinho desempenho fora de casa. No jogo tivemos altos e baixos, tivemos algumas situações, da mesma forma que o Fortaleza. (...) Falta intensidade fora de casa, sim, falta. Porém, vamos analisar o outro lado, vocês estão vendo apenas um lado da moeda. Eu vou para o outro lado. Alguém consegue observar como a gente joga? O quanto ofensivo é o time do Grêmio, com muitos jogadores que não têm característica de marcação. Como eu gosto da bola, de jogar para frente e buscar o gol é um risco que a gente corre. Para mim é muito fácil tirar dois atacantes, colocar dois jogadores de marcação no meio, mas nós não teríamos intensidade — explicou Renato.
Agora, a meta do treinador é trabalhar esse aspecto da intensidade durante a semana. O próximo adversário do Grêmio no campeonato é o Inter, no próximo domingo (8), no Estádio Beira-Rio. O Tricolor terá a semana para treinar, enquanto o rival terá a semifinal da Libertadores pela frente.