A definição da nova data da última rodada do Brasileirão fez com que o Grêmio começasse a se preocupar com a largada dos trabalhos em 2024. Internamente, o técnico Renato Portaluppi tem debatido internamente com dirigentes o planejamento para o início do próximo ano, que pode incluir uma fase preliminar de Libertadores logo nos primeiros meses.
Na última sexta-feira (27), a CBF comunicou o adiamento do término campeonato para 6 de dezembro, três dias depois do inicialmente previsto. Na nota divulgada, a entidade justifica a decisão pela "garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição", explicando que remarcou os confrontos da 35ª rodada, que acontecerão imediatamente a data Fifa, encerrada no dia 21 de novembro. Assim, os clubes não atuarão desfalcados de atletas convocados para as Eliminatórias.
— Não nos preocupa a questão de pré-Libertadores e sim o início do Gauchão do ano que vem. Pretendemos conversar com o presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman, após esta alteração para que seja ajustada a questão do calendário do Campeonato Gaúcho. A pré-Libertadores fica mais para o mês de fevereiro, então não nos preocupa tanto — avaliou o vice-presidente de futebol Antônio Brum após a vitória sobre o América-MG, em Belo Horizonte.
Comentário semelhante foi feito pelo treinador gremista. Em conversa informal com o repórter Saimon Bianchini, da Rádio Gaúcha, após a entrevista concedida na Arena Independência, Renato disse estar satisfeito com a mudança de datas, mas mostrou preocupação com o início de pré-temporada.
A curiosidade é que, apesar dos debates internos, o comandante tricolor ainda não tem permanência garantida na Arena para 2024. O atual contrato encerra no dia 31 de dezembro.
— A gente combinou que ao final do campeonato vai conversar sobre isso (renovação). Nenhum assunto de renovação de jogador ou comissão técnica está sendo tratado neste momento, pela ótima relação que nós temos com o Renato. Inclusive, isso partiu dele. Não estamos preocupados agora com esta situação, mas em classificar o Grêmio para a Libertadores — concluiu Brum.