Pouco mais de dois meses depois da semifinal da Copa do Brasil, Grêmio e Flamengo voltarão a se enfrentar nesta quarta-feira (25). O confronto, marcado para as 21h30min, na Arena, e válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro mostrará os dois times com bastante mudanças desde aquele último encontro em 16 de agosto, no Maracanã.
Quando enfrentou o Flamengo pela Copa do Brasil, o Grêmio era vice-líder do Brasileirão e alimentava o sonho de buscar o líder Botafogo. A equipe que foi a campo no Maracanã contava ainda com Bitello, vendido para Dínamo Moscou, da Rússia, em setembro.
Também foi titular naquela partida de volta da semifinal o zagueiro Rodrigo Ely, atualmente no departamento médico, e Suárez, suspenso nesta quarta-feira por ter levado o terceiro amarelo na derrota para o São Paulo.
"Reforços"
Em relação ao time que perdeu por 1 a 0 para o Flamengo e foi eliminado da Copa do Brasil, Renato Portaluppi terá três reforços para o confronto do Brasileirão. A dupla de zaga com Geromel e Kannemann representa uma novidade na defesa. Geromel não atuou na Copa do Brasil porque ainda estava em recuperação da lesão que lhe deixou fora de maior parte da temporada. Já Kannemann estava suspenso pela expulsão na ida, na Arena. Bruno Alves atuou ao lado de Ely. Outro que deverá ser titular nesta quarta é Pepê, que retornava de lesão em agosto e entrou apenas no segundo tempo.
A escalação do Grêmio no último confronto com o Flamengo teve: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Carballo e Villasanti; Bitello, Cristaldo, Ferreira; Suárez. Entraram: Pepê, Besozzi, JP Galvão e Iturbe.
A provável escalação do Grêmio para hoje: Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Josué (Bruno Alves) e Cristaldo; Lucas Besozzi (Galdino) e João Pedro Galvão (André Henrique).
Tite chega e faz mudanças no Flamengo
As mudanças do Flamengo começam fora do campo e chegam a um novo jeito de jogar. Técnico rubro-negro naquela semifinal, Jorge Sampaoli foi demitido logo após a perda da decisão para o São Paulo. Tite chegou e tem até o momento duas partidas no comando da equipe, ambas com vitória, sobre Cruzeiro e Vasco.
Ainda que sejam apenas dois jogos, Tite alterou bastante a equipe em relação ao que fazia Sampaoli. Sua primeira medida foi definir Pedro como centroavante titular com Gabigol indo para o banco. Rossi virou o goleiro titular desbancando Matheus Cunha.
Tite também definiu o sistema 4-2-3-1 como principal tendo Pulgar e Thiago Maia como volantes. Assim, Arrascaeta e Everton Ribeiro se revezaram na titularidade nos primeiros jogos. Everton Ribeiro iniciou contra o Cruzeiro e Arrascaeta foi titular no clássico com o Vasco. Gerson variou entre meia central e homem do lado direito nesses compromissos.
Para a partida desta noite, Bruno Henrique pode ficar no banco por conta de desgaste, o que abriria a possibilidade para Everton Ribeiro ser titular. Suspenso, Fabrício Bruno dará lugar a Pablo na zaga. Assim, o Flamengo deverá ter na Arena sete mudança em relação ao jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil com o Grêmio.
Escalação do Flamengo no último confronto com o Grêmio: Matheus Cunha; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Filipe Luís; Pulgar, Gerson; Victor Hugo, Arrascaeta, Bruno Henrique; Gabigol.
Provável Flamengo para esta quarta-feira: Rossi; Wesley, Pablo, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia; Gerson, Arrascaeta, Everton Cebolinha (Bruno Henrique); Pedro.