O Grêmio anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que está ingressando no mundo dos esportes eletrônicos. A marca Grêmio eSports foi lançada e já conta com jogadores profissionais contratados para participar das principais competições do EA FC 24, jogo de futebol virtual desenvolvido pela EA Sports. O grande nome da equipe é Henrique "Zezinho" Lempke, gaúcho e único brasileiro campeão mundial de forma individual.
O projeto será totalmente tocado pelo Grêmio. A ideia é, justamente, trazer o público jovem para viver o clube também no ambiente dos eSports. Por isso, não haverá nenhuma outra empresa gerindo o projeto. O Grêmio eSports será uma pasta administrada pelo marketing e setor comercial do clube, gerido por Rodrigo Fioravante, CEO da SPQR, organização de esportes eletrônicos fundada há cinco anos.
O Grêmio eSports já contra com Henrique "Zezinho" Lempke, Felipe "Alabinha" Leite e Lucas "Miguelles" para o cenário competitivo de EA FC. Na parte de criação de conteúdo, Pedro "Tio Pedro" Silva é o primeiro streamer contratado pelo clube para ser influencer gigital da marca dentro da Twitch.
Em sua participação no episódio do Geração Start, podcast de eSports de GZH, Rodrigo Fioravante comentou que, apesar de começar forte dentro do futebol virtual, a ideia do Grêmio eSports não é parar por aí. Além do EA FC, a ideia é se inserir no eFootball, jogo desenvolvido pela Konami, e nos demais jogos do cenário competitivo: Valorant, CS2, Free Fire e League of Legends, por exemplo.
Como uma forma de marcar presença no mundo dos games, o projeto também estará presente da Brasil Game Show (BGS), umas das maiores feiras de games do mundo. O evento ocorre em São Paulo, dos dias 11 a 15 de outubro. Quem for na BGS poderá visitar o estande do Grêmio e conhecer mais sobre a novidade tricolor.