Para seguir embalado após a vitória sobre o Flamengo, por 3 a 2, o Grêmio conta com a volta do jogador mais importante do elenco para enfrentar o América-MG, no sábado (28), às 19h, no Independência. Depois de ter cumprido suspensão, Luis Suárez será novamente o comandante do ataque tricolor, mas outras mudanças também devem acontecer por parte do técnico Renato Portaluppi.
Se Suárez é o retorno confirmado para o treinador, Kannemann é desfalque pelo terceiro cartão amarelo recebido diante dos cariocas. A ausência do argentino gera dúvida sobre o esquema do time ser mantido com três zagueiros ou voltar a ter uma dupla, composta por Geromel e Bruno Alves. Se mantiver três zagueiros, Renato deve escolher Bruno Uvini. Caso a opção seja por dois defensores, Cristaldo ingressa no meio-campo.
Resta ainda uma vaga em aberto no time, mas com um concorrente que voltou a ganhar moral com Renato e com a torcida gremista. Ferreira, que saiu do banco de reservas para ajudar o Grêmio a virar a partida sobre o Flamengo, pode iniciar a partida no lugar de Besozzi, que foi titular contra os cariocas, mas não teve destaque. Por fim, Galdino e João Pedro Galvão, que iniciaram juntos a última partida, disputam um lugar no time, o que também pode influenciar na disposição tática da formação.
Renato define a escalação em apenas um treino, nesta sexta-feira (27), com portões fechados no CT Luiz Carvalho. O provável time do Grêmio para enfrentar o América-MG tem Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino (JP Galvão), Cristaldo (Bruno Uvini) e Ferreira (Besozzi); Suárez.
* Colaborou Bruno Flores