O Grêmio aposta nos gols de Nathan Fernandes na busca do título inédito da Copa do Brasil Sub-20. Ponta pela esquerda em boa parte de sua formação nas categorias de base, o jogador de 18 anos virou centroavante na campanha da equipe. Uma adaptação que teve algumas dicas de um dos melhores camisas 9 de todos os tempos.
Após observar a movimentação de Luis Suárez nos treinos com a equipe principal, o atacante tentará mostrar neste domingo, às 11h, que poderá fazer a diferença contra o Cruzeiro na decisão da competição.
Mesmo com o título como prioridade, a partida também é uma oportunidade para Nathan terminar a Copa do Brasil como artilheiro. Com cinco gols em sete partidas, ele divide o posto no momento com outros dois jogadores.
O ano de 2023 serviu como afirmação ao jovem. Livre das lesões que atrapalharam sua evolução nos últimos anos, Nathan fez sua estreia como profissional e terminou o Gauchão Sub-20 como um dos destaques. Uma campanha que teve o atacante sendo decisivo com gol em Gre-Nal. Confira a entrevista abaixo:
Qual a expectativa para a final da Copa do Brasil Sub-20?
A expectativa é a melhor possível. Estamos trabalhando bastante. Estamos preparados psicologicamente, técnica e taticamente para darmos nosso melhor. O título seria importante para a afirmação desse grupo. O clube ainda não conquistou essa competição, e será importante mostrar que minha geração está vencendo. É algo fundamental para nossas carreiras, para termos mais visibilidade.
Como foi essa experiência de jogar como centroavante?
Essa transição foi positiva. Jogava pela ponta, mas tivemos uma saída no grupo, e o professor perguntou se eu poderia fazer a função. Disse que queria jogar, e tenho entrado como centroavaante. Venho ajudando com gols e assistências. Olhar os jogos do profissional e ver o movimentação do Suárez me ensinou bastante.
Tenho entrado como centroavaante. Venho ajudando com gols e assistências. Olhar os jogos do profissional e ver o movimentação do Suárez me ensinou bastante
NATHAN FERNANDES
Atacante do time sub-20
E em qual função você se sente mais confortável?
Estou no grupo para ajudar. Seja como ponta, meia ou centroavante. Vou dar meu melhor para ajudar. Minha posição de origem é ponta, mas o professor precisou de mim. Precisava ajudar. Finalizo bem, então, na minha avaliação, estou bem como 9.
E quem são suas referências para jogar como centroavante?
Como centroavante, nunca parei pra ver outros. O Suárez é o exemplo que tenho de perto. Vou procuarar mais essa posição. Olhava mais vídeos dos pontas, do Denner e do Neymar. Agora vou olhar também para os camisas 9. Vai que eu fico nessa.
Como tem sido esse ano para sua carreira?
Nunca tive uma temporada dessas. Até esse ano eu jogava um jogo e ficava fora de outro. Nunca tive sequência. Agora entendi o que é ser atleta. Me dedicar, me alimentar bem e estar pronto mentalmente. Tem sido um ano muito importante. Cheguei ao Grêmio com 11 anos e pude vivenciar a elite do futebol no vestiário do time profissional. Foi muito importante. O ano não acabou e eu quero mais. Vou seguir trabalhando.
Agora entendi o que é ser atleta. Me dedicar, me alimentar bem e estar pronto mentalmente. Cheguei ao Grêmio com 11 anos e pude vivenciar a elite do futebol no vestiário do time profissional. Foi muito importante. O ano não acabou, e eu quero mais
NATHAN FERNANDES
Atacante do time sub-20
Como vocês avaliam o Cruzeiro?
É um adversário com um time muito intenso, forte fisicamente e que joga de forma compacta. Vamos ir para esse jogo muito forte. Vamos fazer o nosso melhor para chegar pelo título.
E tem perspectivas de ser aproveitado novamente no time principal?
Não cheguei a conversar com ninguém sobre isso. Estou bem focado aqui. Estou muito focado na Copa do Brasil. O que vier é lucro. Quero fazer meu melhor nessa final. Depois, vejo o que pode acontecer.