Em um chute, a vida de um jovem carioca mudou em Porto Alegre. Quase 2 mil quilômetros distante de onde nasceu, Nathan Ribeiro Fernandes é mais um menino surgido da base a aparecer com destaque no Grêmio.
Autor de um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo na quarta-feira, o atacante de 18 anos usou a comemoração para extravasar todas as dificuldades vencidas em uma batalha que começou sete anos atrás. O jogador faz do futebol um meio para realizar seu sonho de conquistar uma vida melhor para a família. Um combustível especial para o jovem seguir superando obstáculos.
A história de Nathan já serve de inspiração na sua cidade natal, Campo dos Goycatazes (RJ). Uma esperança para os meninos do bairro Santa Rosa. Um lugar onde o crime ainda seduz muitos jovens com a promessa de uma vida melhor.
— Não se tem muitas oportunidades lá. É muito difícil. Infelizmente muitos vão pelo caminho do crime. E assim poucos passam dos 16 anos. Ou estão presos ou estão mortos. Vários amigos que cresceram com ele já morreram — diz Nithuzya, mãe de Nathan.
A história do jogador com o Grêmio começou em 2016. Com apenas 11 anos, participou de um campeonato sub-13 no Espírito Santo. Foi um dos destaques da Academia de futebol André Pimpolho, um projeto de Campo dos Goycatazes, e chamou a atenção dos maiores clubes do brasil.
Além de Grêmio, Bahia, Flamengo, Botafogo, Palmeiras e São Paulo, o Inter o convidou para um teste. Aprovado nas avaliações feitas pelas equipes cariocas, acabou convencido a se mudar para Porto Alegre. O Gre-Nal pelo jovem foi vencido pelo lado azul, mesmo quando a família esperava que ele ficasse no Rio.
— Mãe, quero ficar no Grêmio. Gostei daqui — disse Nathan à época.
Segundo Nithuzya, foi a relação construída com Cristóvão Salazar, um dos supervisores técnicos da Escola do Grêmio, que convenceu o menino de que era no RS onde ele daria os primeiros passos no sonho de ser jogador de futebol. Após vir e voltar do Rio de Janeiro em 2016 para participar das competições, veio com a mãe em definitivo em 2017.
Morava no bairro Cristal, perto do CT. Apoiado pelos avós Maria de Fátima e Hideraldo, chegou em 2019 nas categorias de base após passar pela escolinha do Grêmio. Enzo Lodovici foi seu primeiro técnico em Eldorado do Sul. Atualmente como técnico da categoria de inserção, uma equipe formada por meninos entre 14 e 16 anos em adaptação no clube, Lodovici vê o ex-comandado em alta.
— Sempre mostrou qualidade técnica, comprometimento nos treinos e jogos. É um menino de muita projeção. A característica mais marcante dele é aliar velocidade e drible — avaliou.
O 2023 tem sido especial na curta carreira de Nathan. Foi campeão gaúcho sub-20, terminou a campanha de vice-campeão da Copa do Brasil da categoria como artilheiro e apareceu pela primeira vez no time principal do Grêmio. O ápice, até agora, foi a noite de quarta-feira. Após entrar no segundo tempo da partida, deu início à virada do Tricolor sobre o Flamengo.
O gol fez a alegria do padrasto. Fernando é torcedor do Vasco. Um motivo a mais para comemorar o primeiro gol do enteado como profissional. No dia seguinte em que virou assunto entre os torcedores gremistas, Nathan viu a rotina no apartamento da família no Menino Deus seguir normal. Almoçou salada, arroz, carne e feijão, prato preferido do jogador, e viu com atenção a matéria sobre seu gol no Globo Esporte antes de ir para o treino no CT Luiz Carvalho.
Durante a noite, com o jogo entre Vasco e Inter passando na TV, conversou com a mãe, o padrasto e o irmão Thawan, 11 anos, com mais calma sobre a emoção que eles viveram na Arena. A família é completa com os irmãos mais velhos Ana Cláudia, 22 anos, e Márcio Bruno, 24 anos, mas que moram em outro apartamento na Capital. Thialison, 13, mora com os avós no Rio.
— Viemos eu e ele pra Porto Alegre com a roupa do corpo. Ficamos dois meses em uma pensão. O sonho dele é mudar a vida da nossa família. O melhor é ver ele feliz. Passamos muita dificuldade e mesmo assim persistimos — disse Nithuzya, sem conter as lágrimas.
De contrato renovado com o Grêmio em julho (agora o vínculo tem validade até maio de 2028), o atacante é alternativa para a partida deste sábado contra o América-MG. Um passo a mais para a caminhada da família em busca de uma vida melhor.