O Grêmio volta a campo nesta quarta (18), às 19h, para enfrentar o Athletico-PR, em jogo que pode valer a vice-liderança ou saída do G-6 do Brasileirão ao final de 27ª rodada. GZH mostra o melhor e o pior cenário para o Tricolor na retomada do Brasileirão após a data Fifa.
O melhor cenário para os comandados de Renato Portaluppi acontecerá em caso de vitória sobre o Athletico-PR e tropeço do Bragantino contra o Santos, na quinta, na Vila Belmiro.
Se isso ocorrer, o Tricolor terminará a rodada em segundo. Uma derrota do Botafogo para o América-MG na quarta, no Independência, faria a distância ao líder cair para oito pontos.
Se empatar, o Grêmio não terá chance de assumir o segundo lugar e até poderá seguir em terceiro, mas precisará contar com tropeços de Palmeiras, Flamengo e Fortaleza. O Palmeiras recebe o Atlético-MG, o Flamengo encara o Cruzeiro em BH e o Fortaleza joga contra o Vasco no Rio nesta rodada. Se os três ganharem, no entanto, o Tricolor cairá para o sexto lugar.
Saída do G-6
O risco do Grêmio perder lugar no G-6 existe em caso de derrota para o Athletico-PR. Os paranaenses até igualarão os 44 pontos dos gaúchos, mas seguirão atrás pelo número de vitórias. Além de Palmeiras, Flamengo e Fortaleza, o Fluminense também poderá passar o Tricolor nesse cenário. Para isso, porém, o time de Fernando Diniz teria que vencer o Corinthians, no Maracanã, e ainda descontar uma diferença de saldo que no momento é de quatro a favor do Grêmio (sete a três).
Melhor cenário
- Vice-líder, se vencer e o Bragantino não ganhar do Santos.
Pior cenário
- Sétimo lugar, se perder para Athletico-PR e Palmeiras, Flamengo, Fortaleza e Fluminense ganharem (Flu precisaria tirar uma diferença de quatro gols).