Agora que o ambiente do Grêmio deixou para trás as polêmicas do Gre-Nal 440, a calculadora entra em cena como ferramenta indispensável aos gremistas para as últimas 12 rodadas do Brasileirão. Como a distância para o Botafogo voltou a ser de 11 pontos após a derrota no Beira-Rio, o foco do clube se voltou de vez para garantir uma vaga direta na Libertadores de 2024.
Até o momento, enquanto Fluminense e Fortaleza ainda estão por decidir a Libertadores e a Copa Sul-Americana, respectivamente, o G-4 é o objetivo principal no Tricolor. Uma missão que tem tudo para ter um final feliz para o lado azul do Rio Grande do Sul.
Com 44 pontos e na terceiro posição na tabela, o Grêmio tem uma probabilidade de 75,6% de confirmar a vaga na Libertadores de 2024. Os cálculos feitos pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicam que é bastante provável a presença da equipe de Renato Portaluppi no principal torneio entre clubes do continente no ano que vem.
— Hoje temos os multiversos dos filmes de ação. Em cada 100 possibilidades, em 75 o Grêmio estaria classificado. Em cada quatro simulações, o Grêmio classifica em três. Estamos levando em consideração o momento de cada equipe. E também quem serão os adversários. Um time pode passar com uma pontuação inferior, mas o nível dos adversários é levado em consideração — explica Gilcione Nonato Costa, professor de matemática da UFMG.
Pelas projeções feitas pela faculdade, uma pontuação entre 55 pontos e 58 pontos seria o suficiente para confirmar a classificação. O Grêmio ainda tem 36 pontos em disputa. Precisaria, no mínimo, de mais 11 pontos. Algo como quatro vitórias, um aproveitamento de apenas 33% nas 12 rodadas restantes, semelhante aos rendimentos em pontos que Goiás e Vasco apresentaram até agora na competição.
Como a classificação parece algo quase certo, a questão no Grêmio é em qual etapa o clube iniciará sua participação na competição. Para confirmar uma vaga direta para a fase de grupos, é necessário estar entre os quatro melhores ao final do campeonato. Dependendo dos resultados de Fluminense e Fortaleza, um lugar na fase preliminar da Libertadores poderia ser confirmado até se o clube estiver entre os oito mais bem colocados.
Pelas projeções da UFMG, as chances de o Grêmio permanecer no G-4 são iguais ao que se tem ao jogar cara e coroa. Com 50,1% de probabilidade a favor do Tricolor, a batalha gremista é com Palmeiras e Flamengo.
— As chances de G-4 para o Grêmio são 50,1%. Ou seja, imprevisível. Isso porque Palmeiras, Flamengo e Grêmio estão bem próximos e, por isso, ficar no G-4, no momento, ainda há uma grande incerteza — avalia Costa.
Título fica distante
A matemática, no entanto, não ajuda o Grêmio em um cenário de disputa pelo título do Brasileirão. O Tricolor tem apenas 2,4% de chance. Seria necessário uma grande reviravolta na tabela para que a probabilidade ficasse a favor do Tricolor na briga contra Botafogo e Bragantino. O time carioca, que até o início da 27ª rodada tem 87% de chance de conquistar a taça, precisaria despencar de rendimento. E a equipe de Renato precisaria de uma arrancada impressionante na reta final.
Se vencer os 12 jogos restantes, o Grêmio chegaria no máximo aos 70 pontos. Basta que o Botafogo tenha uma campanha um pouco melhor do que a atual do Inter nas rodadas que faltam e o Grêmio não teria mais chances de alcançá-lo. Com 44% de aproveitamento, três pontos percentuais a mais do que o do time de Coudet, os cariocas somariam mais 16 pontos e ultrapassariam o limite da pontuação que o Tricolor poderia fazer.
— O Grêmio ainda possui chances de ser campeão e, para isso, teria de terminar o campeonato com um desempenho excepcional e contar tropeços do Botafogo. O mais provável é a participação na Libertadores em 2024, com boas chances. Mas, caso não tenha sucesso nesse objetivo, já tem garantida a participação na Sul-Americana — ressalta o professor da UFMG.
Quais a probabilidade de...
- Libertadores via G-4 — 50,1%
- Libertadores via G-6 — 75,6%
- Sul-Americana via G-12 — 24,6%
- Rebaixamento — 0%
Os 12 jogos que restam para o Grêmio:
- Athletico-PR (C)
- São Paulo (F)
- Flamengo (C)
- América-MG (F)
- Coritiba (F)
- Bahia (C)
- Botafogo (F)
- Corinthians (C)
- Atlético-MG (F)
- Goiás (C)
- Vasco (C)
- Fluminense (F)
Números dos campeonatos anteriores
- Campeão com mais pontos: Flamengo, em 2019 — 90 pontos
- Campeão com menos pontos: Flamengo, em 2009 — 67 pontos
- 4º lugar com mais pontos: Corinthians, em 2014 — 69 pontos
- 4º lugar com menos pontos: Fluminense, em 2007; Flamengo, em 2011; Botafogo, em 2013 — 61 pontos