O recado de Renato foi dado. Incomodado com a atuação de alguns jogadores na derrota para o Red Bull Bragantino, o técnico esperava ver um time diferente nesta segunda (18), às 21h, na partida contra o Corinthians. O jogo atrasado, válido pela 15ª rodada, abre uma sequência de quatro decisões para o clube antes da próxima data Fifa.
Um período que poderá decidir qual será o objetivo da equipe no Brasileirão até a parada do calendário brasileiro para a disputa das Eliminatórias da Conmebol, entre 9 e 17 de outubro. Os próximos resultados indicarão se a briga gremista será por título, vaga direta à Libertadores (G-4) ou um lugar na pré-Libertadores (G-6).
A expectativa é de que a partida desta segunda-feira (18) na Arena Itaquera mostre um time diferente do que foi dominado do início ao fim dos 90 minutos pelo Bragantino. Seja pela questão anímica ou pela troca de alguns titulares. Em sua entrevista coletiva, Renato avisou que irá promover trocas se não identificar o nível de concentração que espera da equipe.
— Ah, não vai faltar (competitividade). Teriam duas trocas com 15 minutos, mas me segurei. O recado está dado. Quem não competir, vai sair. Esperei até o intervalo. Quero ganhar, brigar pelo título. Se não der, quero a Libertadores. Entra e compete e valoriza a camisa que usa ou a fila vai andar. Não quero saber de salário ou de nome. Quero saber de quem vai me ajudar — disparou.
As cobranças do técnico repercutiram forte nos bastidores do clube. Antes da atividade da última sexta, enquanto os reservas treinavam, Renato teve uma conversa com João Pedro Galvão no gramado. O atacante foi um dos jogadores substituídos durante a derrota para o Bragantino. Carballo foi o outro atleta a ser trocado por opção técnica. Ambos estão ameaçados de perder lugar no time titular.
Outro fato que mostrou a cobrança nos bastidores foi a entrevista do vice de futebol Antonio Brum. O dirigente afirmou que o trabalho de mobilização para a partida contra o Corinthians teve início ainda em Bragança Paulista.
— A responsabilidade é de todos nós. Principalmente do Renato, que já assumiu na coletiva e já falou o que todos nós pensamos. Estamos trabalhando forte desde o momento que o árbitro apitou para que o Grêmio retome rapidamente e faça bons jogos — disse Brum.
A bronca do técnico após a derrota contra o Bragantino não foi algo único. A cobrança repetiu o mesmo padrão das últimas derrotas longe da Arena. Após perder para o Vasco, Renato avisou que as oportunidades seriam dadas a quem aproveitasse. Quem não jogasse de acordo com suas expectativas, perderia espaço.
— Sou que eu cobro deles, eles têm direito de expor suas opiniões, mas ninguém falou. Eles estão em um clube como o Grêmio, que tem tudo do bom e o melhor, a única coisa que cobro deles é entrega no campo. Meu grupo deu uma inchada e a fila anda, as oportunidades estão sendo dadas, se não aproveitou, o outro companheiro vai ter chance — disse.
Fabio e Ferreira foram os jogadores que acabaram sobrando do time titular logo na sequência. O lateral perdeu a vaga para João Pedro e o camisa 10 foi substituído por João Pedro Galvão após a derrota para o Santos.
Calendário tricolor até a próxima data Fifa
- 18/9 — Corinthians x Grêmio
- 21/9 — Grêmio x Palmeiras
- 30/9 — Fortaleza x Grêmio
- 8/10 — Inter x Grêmio