O técnico Renato Portaluppi ainda busca no grupo do Grêmio uma opção para mudar o panorama do setor ofensivo no decorrer dos jogos. A avaliação é de que a saída de Bitello deixou um hiato que ainda não foi preenchido. Afinal, até agora, os reforços buscados na última janela não conseguiram se firmar no elenco tricolor.
Quando negociado com o Dínamo Moscou-RUS, Bitello já tinha virado reserva no time de Renato, a partir da adoção do esquema 4-4-2. Porém, o garoto era uma opção assídua para aprimorar o rendimento ofensivo da equipe, sobretudo no segundo tempo das partidas. Agora, Renato ainda tenta encontrar um atleta para cumprir esse papel.
A ausência de Bitello é sentida especialmente na montagem da escalação para o jogo contra o Fortaleza, neste sábado (30). Sem Villasanti, suspenso, e com Felipe Carballo ainda voltando de lesão, o atleta seria uma opção natural para compor o meio-campo caso ainda estivesse no plantel. Contudo, Renato tem como opções principais os meias Galdino e Nathan, considerados ainda de um patamar inferior ao do ex-camisa 39.
O principal problema, porém, é quando o Grêmio precisa recorrer ao banco de reservas para mudar o panorama da equipe, sobretudo no setor ofensivo. Sem Bitello, o treinador ainda não encontrou um reserva afirmado para ajudar o time a municiar a dupla Luis Suárez e João Pedro Galvão.
Contratados na última janela de transferências, os atacantes Juan Manuel Iturbe e Lucas Bessozi não aprovaram até o momento e acabaram indo para o fim da fila na posição. Já Luan é considerado um jogador em fase de readaptação, devido ao longo tempo parado. Em um mundo ideal, a comissão técnica sonha que algum dos três deslanche e acabe "herdando" o legado deixado por Bitello.
Enquanto isso não ocorre, Renato se vira com as demais opções do grupo. O meia Nathan, por sua vez, foi aproveitado como titular — e elogiado — nos últimos dois jogos, por conta dos desfalques, mas foi substituído no intervalo em ambos devido a questões físicas. Desta forma, Everton Galdino e Ferreira acabam sendo as principais peças de Renato Portaluppi no segundo tempo das partidas.