O Grêmio deverá formalizar até a quarta-feira (20) um protesto na CBF contra a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio e a atuação do VAR Emerson de Almeida Ferreira na partida contra o Corinthians.
O foco está no lance do pênalti não assinalado para o Tricolor, aos 49 minutos do segundo tempo, quando Yuri Alberto interceptou um cruzamento de Ferreira com o braço direito.
No campo, Wilton Pereira não marcou a penalidade e o mesmo foi mantido pelo árbitro de vídeo, após análise da imagem do lance em diversos ângulos.
O áudio foi divulgado pela CBF, na manhã desta terça-feira (19). Veja a transcrição:
- Wilton (árbitro principal): "Toca no braço, mas, para mim, não é nada".
- Emerson de Almeida Ferreira (VAR): "Mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para a disputa da bola".
- Michel Patrick Costa Guimarães (AVAR2): "Não acha que está muito aberto, Emerson? A bola passaria se não batesse no braço".
- Emerson de Almeida Ferreira (VAR): "Para mim, ele não está para bloquear, ele está disputando a bola. Ele não vai com o braço em direção à bola, ele está recolhendo".
- A decisão é comunicada por Emerson de Almeida Ferreira (VAR) para Wilton Pereira Sampaio: "Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, a bola está em disputa e vai na direção dele"
De acordo com a CBF, tanto Wilton Pereira Sampaio quanto Emerson de Almeida erraram ao não marcarem o pênalti. A entidade já afastou a dupla das próximas escalas.
A direção gremista ainda não definiu se irá ao Rio de Janeiro para conversar com os representantes da CBF. A tendência é de que um dirigente vá à sede da entidade, apesar do reconhecimento público do erro.