
A busca por respostas no Grêmio indica que uma nova formação tática se aproxima. Uma ideia que agrada a Renato Portaluppi e que foi viabilizada com a chegada de reforços na janela de transferências mais recente. A contratação de João Pedro Galvão, que seria inicialmente uma alternativa a Suárez, agora se mostra como uma opção para compor uma dupla de ataque com o uruguaio.
O treino de quarta-feira no CT Luiz Carvalho deu o indício de que uma mudança está em observação. Uma nova alternativa tática foi trabalhada na atividade. Renato observou uma escalação que tinha Bitello e Carballo como a dupla de volantes. Mais adiantados, Nathan e Ferreira atuaram em outra linha. O meia circulava entre a faixa central do campo e o lado esquerdo. O camisa 10 ficou mais posicionado do lado direito. No ataque, João Pedro Galvão e Luis Suárez atuaram juntos. Mesmo que o reforço que veio do Fenerbahçe tivesse também liberdade para se movimentar pelo lado esquerdo na articulação do ataque.
— Com a bola, não imagino que mude. João e Suárez trabalham bem a articulação. O Suárez sai bem da área para fazer tabelas e depois aparecer na área em um segundo momento para finalizar. O João é mais novo, sempre teve a característica de intensidade. Entrega movimentação. O time ganhará volume de ataque na área, sem perder articulação. Mas sem a bola é preocupante. Pode sobrecarregar os laterais na marcação. É uma alternativa interessante, mas pode deixar o time desequilibrado sem a bola — analisou Rodrigo Coutinho, comentarista do Grupo Globo.
Renato tem utilizado essa opção no decorrer das últimas duas partidas. Mas quem teve a oportunidade de jogar junto de Suárez contra o Goiás e o Vasco foi André Henrique. Em Goiânia, inclusive, o gol do empate só ocorreu quando o ex-jogador do Hercílio Luz completou um escanteio de cabeça nos minutos finais.
O teste de uma nova formação é um dos indícios de que o recado de Renato ao vestiário gremista se confirmará. Após a derrota para o Vasco, o técnico detonou a atuação da sua equipe na partida em São Januário. Além de prometer a troca de nomes na escalação, uma mudança mais profunda na estrutura do time também parece estar próxima.
— Milhões de jogadores gostariam de estar no lugar deles. Agora o grupo deu uma inchada e, comigo, a fila vai andar. Se não aproveitou a oportunidade, outro poderá aproveitar — destacou Renato Portaluppi.
Além da alteração no ataque, com o ingresso de outro jogador no setor, a observação do sistema 4-4-2 também indica que é possível que Bitello retorne ao lugar onde ele iniciou sua trajetória como profissional. É apontado por pessoas próximas ao jogador que seu rendimento fica prejudicado quando ele atua como meia. Uma situação ainda pior quando o posicionamento é esse de atuar mais aberto pelo lado direito.
Renato pode ganhar mais opções com o retorno de alguns jogadores do departamento médico. Pepê e Cristaldo começaram a participar dos trabalhos com bola junto aos companheiros. É um sinal de que a dupla está próxima de retornar.
No caso de Geromel, é possível que o zagueiro seja relacionado para o jogo deste domingo contra o Fluminense. A tendência é de que Kannemann, que voltou a realizar trabalhos físicos após uma fratura na mão direita, ainda deva ficar mais alguns dias afastado (leia mais ao lado).