O Grêmio prepara uma série de novidades para o torcedor na véspera do fechamento da janela de transferências para o Brasil. Além de Iturbe, Luan e o argentino Lucas Besozzi, o clube alinhou nas últimas horas mais dois reforços.
O centroavante João Pedro, 31 anos, vem do Fenerbahce para ser alternativa a Luis Suárez. Ainda na Europa, o Grêmio também buscou o zagueiro Rodrigo Ely, 29 anos, ex-Almeria. Confira as trajetórias dos jogadores.
João Pedro, a alternativa para Suárez
O Grêmio, enfim, tem um substituto para Suárez. O clube encaminhou a chegada do centroavante João Pedro, 31 anos, junto ao Fenerbahçe. Mineiro de Ipatinga, começou a carreira na base do Atlético-MG no meio de campo. Nessa função é que foi destaque na seleção sub-17 campeã do Sul-Americano em 2009.
Ao chegar na Europa, primeiro para defender o Palermo, começou a mudar um pouco seu estilo de jogo. Mas foi apenas no futebol português, quando defendeu o Estoril, que passou a ser testado de forma mais frequente no ataque. Em sua passagem pelo Peñarol, em 2012, já passou a jogar mais próximo do gol. Em seu retorno à Itália, para defender o Cagliari a partir de 2014, passou a formar dupla com Giovanni Simeone. Por lá, foram 86 gols em 171 jogos, sendo um dos grandes nomes da equipe na conquista do acesso à Primeira Divisão italiana na temporada 2015/2016.
Os gols renderam um processo de naturalização e convocações para a seleção italiana. Em março de 2022, fez sua estreia pela seleção. Em julho de 2022, foi negociado com o Fenerbahçe, por 5 milhões de euros, como uma indicação do técnico Jorge Jesus. Fez 28 de 56 jogos da equipe turca na temporada. Era o reserva de Enner Valencia, hoje no Inter, e de Batshuayi.
Até a semana passada, os turcos exigiam uma oferta de compra pelo centroavante, o que afastou os interessados. É aí que entra a intervenção de Renato, que ligou para João e o convenceu a vir para Porto Alegre. O clube confirmou a negociação de empréstimo, que deve ter validade por 18 meses.
Rodrigo Ely, o zagueiro que passou pela base tricolor
O reforço mais inusitado do Grêmio nesta janela é um reencontro de quase 14 anos. Rodrigo Ely, 29 anos, também está próximo de ser confirmado como mais uma opção para Renato Portaluppi. Revelado nas categorias de base, mas sem nunca jogar pelo Tricolor como profissional, o zagueiro deixou o clube para atuar no futebol europeu em 2009. Atualmente estava no Almería, inclusive participando de jogos da pré-temporada da equipe espanhola.
Apesar de contar com Bruno Alves, Bruno Uvini, Kannemann e Gustavo Martins, e na expectativa pelo retorno em breve de Geromel, a direção decidiu trazer mais um jogador para o setor.
O zagueiro está no futebol espanhol desde 2022 e ajudou o Almería a alcançar um lugar na primeira divisão do país. Em sua primeira temporada, atuou em 12 partidas e marcou três gols. No ano passado, foi titular em 36 das 38 rodadas de La Liga. Perdeu apenas duas partidas por suspensão, levou 10 cartões amarelos e um vermelho.
Natural de Lajeado, Rodrigo Ely chamou a atenção de olheiros europeus com apenas 15 anos. Ele foi observado em um torneio de base em Votorantim e levado para o Milan, da Itália.
Na Itália, jogou ainda no Reggina, Varese e Avellino. Na Espanha, atuou no Alavés, e depois foi para a Inglaterra defender o Nottingham Forest, de onde saiu para acertar com o Almería.
Como jogou só na base da seleção italiana, Rodrigo Ely foi liberado para atuar também na Seleção Brasileira. Em 2016, foi convocado para a seleção sub-23 no período de preparação para a Olimpíada do Rio de Janeiro.
Lucas Besozzi, o driblador vindo da Argentina
Diante da dificuldade em atender ao pedido de Renato em contar com Michael, do Al-Hilal, o Grêmio se viu obrigado a mergulhar na análise de mercado em busca de pontas. Uma das soluções encontradas foi apostar em Lucas Besozzi, jovem de 20 anos, que chega por empréstimo do Lanús, da Argentina.
– Ele pode jogar tanto pela direita quanto pela esquerda. É um atacante veloz e muito habilidoso. É um dos atacantes que mais realizou dribles no Campeonato Argentino que terminou agora. É um jogador muito interessante, com muita projeção. Se tem algo a melhorar, é que precisa marcar mais gols – define Mariano Atico, jornalista da TyC Sports.
Curiosamente, esta não será a primeira vez que Besozzi pisará na Arena, onde esteve em 2021, na vitória gremista por 3 a 1 sobre o Lanús, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.
A forte concorrência foi um dos fatores que fez Besozzi ser emprestado após disputar somente nove partidas com a camisa grená. Em abril de 2022, foi cedido ao Central Córdoba, onde esteve até o último fim de semana. O Lanús gostou da proposta tricolor e decidiu pelo empréstimo de um ano ao Grêmio, com opção de compra de 70% dos direitos econômicos.