O Grêmio está negociando a contratação de Rodrigo Ely, zagueiro do Almería, da Espanha. Se a operação for finalizada, será o retorno para a casa depois de 14 anos.
Natural de Lajeado, Rodrigo Ely iniciou a sua trajetória nas categorias de base do Grêmio. Em 2009, com apenas 15 anos, foi observado em um torneio em Votorantim e levado para o Milan, da Itália.
Lá se destacou e, com o passaporte italiano, foi convocado pela seleção da Itália e disputou 10 partidas pelos times sub-17 e sub-19. Ele chegou a ter o poderoso Mino Raiola, que morreu em 2022, como empresário.
Na Itália, jogou ainda no Reggina, Varese e Avellino. Na Espanha, atuou no Alavés, e depois foi para a Inglaterra defender o Nottingham Forest, de onde saiu para acertar com o Almería.
Como jogou só na base da seleção italiana, Rodrigo Ely foi liberado para atuar também na Seleção Brasileira. Em 2016, foi convocado para a seleção sub-23 no período de preparação para a Olimpíada do Rio de Janeiro.
É uma história curiosa. De um jogador que iniciou a carreira no Grêmio, fez toda a sua trajetória na Europa, atuou por duas seleções e agora, aos 29 anos, pode voltar para casa.