Na vitória do Grêmio por 3 a 0 contra o Cruzeiro, neste domingo (27), na Arena, a equipe foi treinada pelo auxiliar Alexandre Mendes, por conta da suspensão de Renato Portaluppi. No entanto, o trabalho durante a semana antes do jogo teve participação intensa do treinador, principalmente na formação com três volantes no meio de campo do Tricolor.
— Quando você fala em volantes, geralmente se pensa na parte defensiva. Mas, na verdade, nós temos três volantes que constroem muito bem. Eles se tornam meias e às vezes atacantes. Prova disso é o gol marcado pelo Felipe (Carballo). A aproximação desses jogadores como surpresa para o adversário é importante. O Renato treinou isso durante a semana e deu certo — explicou o auxiliar.
Além de Carballo, Pepê também marcou um dos gols da goleada do Grêmio. Mendes comentou sobre a decisão no esquema utilizado contra o Cruzeiro, deixando explícita a ideia de ter superioridade numérica para levar vantagem contra o adversário.
— Como o Cruzeiro tem uma transição ofensiva muito forte, com jogadores de velocidade, nós fizemos o contrário. Procuramos ter um aumento numérico no meio de campo para confundir a marcação deles. A partir do momento em que você começa a criar dúvidas em alguns setores do campo, você termina ganhando a partida — disse Mendes.
A superioridade foi construída com os três volantes, além das presenças de Carballo e João Pedro Galvão, que ajudavam no meio e nos lado do campo.
Opção por Bitello no banco não teve a ver com possível saída
Bitello não começou como titular, mas entrou no segundo tempo e auxiliou na construção do placar com uma assistência. Ainda no final, o meia, que recebeu mais uma proposta do futebol europeu e tem situação indefinida com o Tricolor, marcou um gol, que acabou sendo anulado por impedimento. No entanto, o auxiliar do Grêmio garante que a decisão de iniciar com o jogador no banco não teve ligação com a indefinição do futuro dele.
— O Bitello já vem numa sequência de jogos muito grande. Então você tem que segurar um pouco e colocar ele no momento certo. A mudança foi justamente por isso — explicou.
O Grêmio voltou ao G-4 do Brasileirão, com 36 pontos e ainda tem um jogo a menos em relação aos adversários do topo da tabela da competição. O Tricolor volta a atuar na competição no próximo domingo (3), às 11h, contra o Cuiabá, na Arena.