O encerramento da passagem de Suárez pelo Grêmio já está decidido: será no final de 2023, um ano antes do previsto anteriormente. Ainda que o atacante tenha partidas pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil pela frente, ele já coleciona momentos marcantes de cerca de oito meses de clube.
O jogador acumula 32 jogos, 16 gols e nove assistências pelo time, além de dois títulos, do Gauchão e da Recopa Gaúcha. Entre diversas conquistas, para Suárez, seu melhor momento pelo Tricolor foi em um clássico Gre-Nal.
— Vou deixar todos os torcedores felizes: foi o gol contra o Inter. Foi o melhor momento que tive desde que estou aqui no Grêmio — conta rindo.
O gol marcado foi no clássico 439, em maio, pelo Brasileirão. Na Arena, o Tricolor venceu o rival por 3 a 1 e o centroavante abriu o placar com um belo chute de fora da área.
Com a data de saída já determinada, Suárez acredita que falta algo na sua passagem pelo Grêmio. O clube ainda disputa a semifinal da Copa do Brasil e é vice-líder do Brasileirão. Na competição de mata-mata, o time perdeu a ida por 2 a 0 para o Flamengo, na Arena.
— Sim (falta). O objetivo e o desejo que tenho, como disse aos meus companheiros, é estar jogando a final ou "levantando" a Copa do Brasil, no final de setembro. Seria algo incrível para nós. Sonho que meus filhos e minha mulher me vejam ganhando. Tivemos um mau resultado, mas estou convencido de que vamos tentar fazer o melhor na volta. Também falo que o Brasileirão é muito comprido. É difícil, mas o Espanhol também era para o Atletico de Madrid e ganhei —projetou o atacante.
Na ocasião, em 2021, o time europeu foi campeão na última rodada.