Ex-jogador do Grêmio e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, Anderson Polga, 44 anos, foi detido na noite desta terça-feira (25). O jogador tinha um mandado de prisão em seu nome pelo não pagamento de pensão alimentícia. A detenção ocorreu durante um encontro de ex-atletas na Arena.
A decisão é da 5ª Vara da Família de Porto Alegre. Polga foi detido no fim do ano passado em uma quadra de futebol 7. Porém, após conseguir um habeas corpus, foi liberado. Os valores da ação girariam em torno de R$ 330 mil.
O ex-atleta foi levado à 9ª Delegacia de Polícia, no bairro IAPI. Após a formalização do ato, será encaminhado ao sistema prisional.
GZH entrou em contato com advogados tanto de defesa quanto de acusação no caso, mas eles não quiseram se manifestar já que o processo corre em segredo de Justiça.
Trajetória no futebol
Polga surgiu para o futebol no fim dos anos 1990. Cria da base gremista, o ex-defensor tinha versatilidade como uma das suas características, jogando como volante e como zagueiro. Ele foi um dos zagueiros utilizados por Tite no esquema 3-5-2 que levou o Grêmio ao título da Copa do Brasil de 2001.
Seu crescimento coincidiu com a Copa do Mundo de 2002. Luiz Felipe Scolari montou a Seleção com o mesmo sistema da equipe gaúcha. A familiaridade com o sistema o levou a ser convocado para o torneio disputado na Coreia do Sul e no Japão e conquistar o quinto título do Brasil. Ele atuou em duas partidas.
Após o penta, Polga passou mais alguns meses no Grêmio. Em 2003, se transferiu para o Sporting. Foram oito temporadas e meia em Portugal. Em 2012, chegou no Corinthians, onde disputou suas últimas partidas como profissional, fazendo parte do elenco campeão mundial.