O dia do "fico" de Luis Suárez terminou em decepção no Grêmio. A derrota por 2 a 0 para o Flamengo na noite de quarta (26), com mais de 52 mil torcedores na Arena, indica o fim da participação da equipe na Copa do Brasil. Será necessária uma reviravolta histórica no Maracanã, na partida de volta, em 16 de agosto, para reverter a vantagem dos cariocas nas semifinais e alcançar a decisão da competição.
Antes de a bola rolar, Renato anunciou que o centroavante está de acordo com a posição da direção do Grêmio e permanecerá em Porto Alegre até dezembro. Um final para algo que vinha tumultuando os bastidores do clube. Apesar da animação gerada na torcida no estádio, o time não respondeu dentro de campo.
Na avaliação de Renato Portaluppi, o resultado não passou pelas dificuldades do Grêmio. A diferença, na opinião do técnico do Grêmio, foi a qualidade do Flamengo. E não apenas do time titular, mas também pelas opções no banco de reservas.
Agora que um lugar nas finais da Copa do Brasil parece um objetivo distante, Renato afirmou que o Brasileirão é a prioridade para o segundo semestre.
— Se separar o Flamengo em dois times, titulares e reservas, os dois disputariam os títulos. Eles formaram elenco para ganhar. Não adianta. O dinheiro é deles. Ficou difícil, ninguém vai falar que é impossível, mas é bastante difícil de revertermos. Temos que brigar pelo título do Brasileirão ou uma vaga direta à Libertadores — disse Renato.
Se a reversão do resultado no Maracanã é tratada como improvável no Grêmio, o clube pelo menos avalia que terá mais alternativas para escalar a equipe que buscará a vaga no Rio de Janeiro. E essa lista começa pela permanência de Suárez.
— Os reforços vão chegar. Seguramos o Suárez até dezembro. A novela acabou. Vai ficar e é um grande reforço. Estamos correndo atrás. Estamos nos mexendo. Domingo de manhã olhamos alguns jogadores no clube. Vão chegar reforços. Temos tempo até o dia 2 de agosto. Quanto mais jogadores chegarem, melhor. Saíram vários jogadores e precisam chegar alguns. Dentro das condições financeiras, estes reforços vão nos ajudar — comentou o técnico.
Uma destas caras novas para o segundo semestre será a de um velho conhecido do torcedor. Luan, que retorna a Porto Alegre no início da tarde desta quinta-feira (28), recebeu a camisa 7 de volta e um apelo feito por Renato aos torcedores.
— Luan é um bom garoto. Quero que o torcedor tenha paciência. Conversei bastante com ele. É alguém que está no fundo do poço. Saiu ao voltar ao Grêmio. Ele sabe que precisa dar resposta e a oportunidade que está recebendo. Agora é com ele. Terá o carinho de todo mundo aqui. Ele me prometeu que vai se ajudar. Não adianta os outros só. Ele quer muito. É mais um reforço que teremos para o Brasileirão — afirmou Renato.
O Grêmio terá o próximo compromisso neste domingo, às 18h30min. O Tricolor enfrentará o Goias para manter a perseguição ao líder Botafogo no Brasileirão. Um jogo que ganhou importância nos planos, agora que a competição pode ser o único caminho restante para um fim de 2023 de alegrias ao torcedor.