Juan Manuel Iturbe Arévalo é um atacante que vestiu muitas camisas e, consequentemente, teve muitas primeiras vezes no futebol. O Grêmio será o 12º clube de sua carreira. Se Renato Portaluppi optar por deixá-lo no banco contra o Atlético-MG, no sábado (22), e utilizá-lo no decorrer da partida, o treinador estará repetindo uma constante na carreira de Iturbe.
Na maioria dos lugares em que passou, o paraguaio começou como reserva. Somente duas vezes ele foi titular em sua primeira partida por um clube. Elas ocorreram no Porto, em jogo em que Walter, ele mesmo, marcou quatro vezes. O outro foi pela Roma.
O retrospecto geral é equilibrado. Foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. Nenhum gol marcado pela mais recente contratação gremista. Além de Walter, outros nomes conhecidos do futebol gaúcho apareceram nos jogos. Confira como foram cada uma das estreias de Iturbe.
Cerro Porteño
O início da carreira como profissional foi saindo do banco de reservas. Era 8 de agosto de 2009 quando Iturbe entrou no intervalo da partida entre Cerro Porteño e Sol de América. A partida terminou empatada em 1 a 1. A figurinha carimbada do jogo foi o meia Julio dos Santos, com passagem pelo Grêmio.
Porto
Titular no jogo, a primeira vez de Iturbe pelo Porto durou apenas 45 minutos. Foi substituído no intervalo da vitória por 8 a 0 pela Taça de Portugal. O destaque do dia foi Walter, autor de quatro gols na goleada sobre o Pêro Pinheiro.
River Plate
A aventura no River Plate começou com vitória. Foram 25 minutos em campo no 1 a 0 sobre o Estudiantes. O artilheiro da noite foi o francês David Trezeguet, campeão do mundo com a França em 1998 e de longa história na Juventus.
Verona
Falando em Juventus, o clube de Turim foi o primeiro adversário enfrentado por Iturbe como jogador do Verona. Aos 22 minutos do segundo tempo, o paraguaio entrou, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1. Um dos gols da Juve saiu dos pés de Tévez.
Roma
Os dias na vizinhança de onde Romeo e Julieta viveram sua história de amor renderam uma ida para a Roma. O início na Cidade Eterna foi como titular e com vitória por 2 a 0 sobre a Fiorentina. Na cotação da Gazzetta dello Sport, Iturbe recebeu nota 6,5. O atacante, de acordo com a publicação, mostrou “desejo de balançar o mundo e um sacrifício sem precedentes”. No fim do texto, o prognóstico que não se cumpriu: “apostamos que vai brilhar”.
Bournemouth
Tanto não brilhou que foi emprestado ao Bournemouth. A curta passagem pela Premier League começou aos 5 minutos do segundo tempo no jogo contra o West Ham. Quem iluminou a partida foi o, hoje, colorado Enner Valencia, autor de dois gols na vitória dos Hammers por 3 a 1.
Torino
A camisa seguinte na coleção de Iturbe foi a do Torino. Na análise do empate em 0 a 0 com o Sassuolo, o Tuttosport avaliou que o atacante gremista mereceu nota 6 pelos seus 22 minutos em campo. A justificativa foi que “ele não pôde fazer muito, mas na primeira partida com o Toro ele mostrou a garra que falta a Ljajic (jogador que saiu para sua entrada)”.
Tijuana
A garra não foi suficiente para seguir na Itália. Em 2017, o paraguaio iniciou seu tour pelo futebol mexicano. O primeiro encontro com a torcida do Tijuana foi na vitória por 2 a 1 sobre o Pachuca. Eduardo Coudet colocou Iturbe em campo aos 21 minutos do segundo tempo. Um dos gols do Tijuana foi marcado por Musto, outro nome vinculado ao Inter.
Pumas
No Pumas, mais uma vez, o debut de Iturbe foi efêmero. Foram somente nove minutos em campo na derrota por 1 a o para o Monterrey, em agosto de 2018.
Pachuca
O começo da passagem pelo Pachuca foi similar. Foram 15 minutos em campo no 3 a 1 sofrido para o Cruz Azul. Era julho de 2020.
Arias
Iturbe deu o pontapé inicial e sua passagem pela Grécia em um time que não tinha um único jogador grego em campo. Apesar dos 11 estrangeiros, um deles era o ex-gremista Bertoglio, que começaram a partida do Arias contra o OFI, ele ficou no banco. Entrou aos 12 do segundo tempo. A parceria com o ex-jogador tricolor não rendeu frutos e o jogo terminou empatado em 0 a 0.