Principal contratação do Grêmio para 2023, Luis Suárez tem correspondido às expectativas. O uruguaio é o artilheiro da equipe com 14 gols e já acumula oito assistências em 26 partidas. Ele participou de 81% dos jogos na atual temporada e o clube pretende manter os "cuidados especiais" para contar com o camisa 9 tanto no Brasileirão quanto nas fases finais da Copa do Brasil.
O planejamento da comissão técnica é seguir a metodologia adotada até o momento. Pela idade, de 36 anos, Suárez tem uma carga de atividades diferenciada. O período sem jogos, em virtude da pausa para a data Fifa, servirá para auxiliar na recuperação de dores musculares relatadas nas últimas semanas.
O clube preserva o jogador de algumas sessões de treinamentos e faz trabalhos preventivos para que o centroavante consiga suportar o ritmo de viagens e jogos no país. Eventualmente, ele é preservado de partidas de menor porte ou com possibilidade de ocasionar lesões. Ele chegou a confessar a profissionais do clube algumas dores no joelho direito, mas os exames não indicam uma lesão.
Até o fim da temporada, o Tricolor poderá realizar mais 34 jogos. No Brasileirão, restam 28 partidas. Na Copa do Brasil, caso chegue à final, serão mais seis confrontos. Porém, como o Grêmio não está na Libertadores ou na Sul-Americana, o calendário não será tão intenso, com alguns intervalos nos meios de semana.
Desta forma, o Grêmio projeta que o índice de utilização de Suárez poderá até mesmo aumentar até o encerramento da temporada. Logo, os cuidados com a parte física do centroavante seguirão sendo aplicados.