"Suárez ajeitou para bater, preferiu abrir. Abriu para Reinaldo. A bomba, gooooool". Assim, Pedro Ernesto Denardin narrou mais uma participação de Luis Suárez em um gol do Grêmio nesta temporada. No 2 a 1 sobre o São Paulo, no domingo (4), o uruguaio deu o passe final para o lance que decretou a vitória gremista. Contratado por ser El Pistolero, Suárez também se transformou em El Mesero (garçom, em Espanhol).
Dentre os centroavantes que participam do Brasileirão, o camisa 9 tricolor é o que mais concedeu assistência aos companheiros na temporada, segundo o Sofascore. São oito passes para gols, números que também o colocam na primeira posição no elenco comandado por Renato Portaluppi.
Suárez é o 13º maior artilheiro no Brasil em 2023, com 14 gols. A liderança é de Cano, do Fluminense, com 24. Ao todo, o atacante gremista participou de 22 gols na temporada.
Nos jogos em que Suárez foi escalado, o Grêmio marcou 49 vezes (são 55 gols do time no ano). O que significa que nas partidas em que atuou, o uruguaio influenciou em 44,8% dos gols tricolores.
A taxa de participação de Cano nos gols do Flu é de 40,6%. Ele não realizou nenhum passe para gol. Pedro, do Flamengo, com 22 gols e três assistências, tem índice de 44,6%. Quem tem o índice mais alto entre os principais centroavantes do país é Hulk. Com 19 gols e cinco assistências, ele tem 48% de envolvimento direto nos gols do Atlético-MG.
Um jogador de outra posição com participação elevada em gols é Roger Guedes. Em um Corinthians com baixa força ofensiva, o meia-atacante marcou 18 gols e deu passe para outro nos 36 gols em que o seu time marcou nos jogos em que foi utilizado, o que gera uma taxa de 52,7%.
Os números de Suárez na temporada*
- 25 jogos
- 14 gols
- 8 assistências
- 99 minutos para participar de gol
- 98 chutes (53 no gol)
- 51 passes decisivos
* Fonte: Sofascore