O impasse com Luis Suárez alterou o planejamento do Grêmio na busca por reforços para o segundo semestre. Inicialmente, a meta da direção era centralizar todos os esforços na contratação de atacantes de velocidade. Contudo, diante da incerteza que envolve a situação do uruguaio, que convive com dores crônicas no joelho direito, o clube cogita investir mais forte na contratação de outro centroavante.
Até o mês passado, com Suárez fazendo gols e desequilibrando nas partidas, a ideia do clube era gastar todas as (poucas) fichas disponíveis nas contratações de Michael e Juan Manuel Iturbe, atletas de velocidade e que atuam pelos lados do campo. À época, o plano era contar apenas com o uruguaio e com o garoto André Henrique como opções para o ataque, com a possibilidade de o meia Vina ser utilizado no setor, se necessário.
Porém, diante das dores crônicas que Suárez vem sofrendo no joelho direito e da possibilidade de o uruguaio ser preservado de mais jogos na sequência da temporada, o Grêmio se movimenta para colocar mais um centroavante à disposição do técnico Renato Portaluppi.
O nome preferido do treinador é o de Rodrigo Muniz, 22 anos, que pertence ao Fulham-ING, mas defendeu na última temporada as cores do West Ham. Contudo, os altos valores e a concorrência com o Atlético-MG dificultam as tratativas.
Em paralelo, o Grêmio segue em busca de Michael, do Al-Hilal-SAU, grande sonho de Renato para a ponta direita. Porém, nesta hipótese, por falta de recursos e para trazer ainda um 9 de peso, o clube pode acabar desistindo de Iturbe.