O Grêmio decidiu não renovar o contrato de Diego Souza, que iria até esta sexta-feira (30). O centroavante de 38 anos foi comunicado na quinta (29) da decisão do clube, e não vestirá mais a camisa gremista. O jogador ainda não definiu se irá se aposentar imediatamente ou atuará por outra equipe até o fim do ano.
A definição gerou debate internamente no Grêmio. Apesar das condições físicas, o atacante se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, sofrida contra o Ypiranga, em 25 de março. Algumas pessoas defendiam que ele poderia ser útil como reserva imediato de Luis Suárez.
Porém, a avaliação do departamento de futebol é de que o artilheiro das últimas três temporadas não renderá em alto nível. Outra questão apontada foi a reorganização financeira. Mesmo que os vencimentos fossem mais baixos, o valor deverá ser investido na busca por outros reforços no setor ofensivo.
Desta forma, o centroavante já foi liberado e nem sequer foi ao CT Luiz Carvalho nesta sexta, último dia de contrato com o Tricolor. Conforme o estafe do jogador, ele está plenamente recuperado da lesão, mas não treinou com bola nas últimas atividades.
Diego Souza finaliza a segunda passagem pelo Grêmio com quatro títulos estaduais, de 2020 a 2023. Na primeira, em 2007, foi campeão do Gauchão e vice da Libertadores.
No total, ele disputou 222 partidas com a camisa gremista, com 87 gols e 27 assistências. Em 2023, o centroavante participou de 11 jogos (apenas dois como titular) e não balançou as redes.
O futuro de Diego Souza, porém, ainda está indefinido. O jogador ainda decidirá se irá se aposentar dos gramados ou irá para outro clube, possivelmente o Sport, para ajudar a equipe pernambucana a retornar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
Diego Souza com a camisa do Grêmio:
- 222 jogos
- 87 gols
- 27 assistências