Um grupo de advogados do Inter Miami passou a estudar o contrato de Luis Suárez com o Grêmio em busca de uma brecha para tirá-lo sem custos de Porto Alegre. O clube norte-americano busca uma solução jurídica para entregar a Messi um de seus desejos sem que precise gastar com o pagamento de multa rescisória.
As brechas nas regras da MLS que permitem ao Inter Miami sonhar com Suárez
Leia na coluna
Mas, segundo a apuração de GZH, o contrato não teria aberturas a serem exploradas. Como plano B, o grupo de advogados avalia cenários para formular uma oferta financeira ao Grêmio. O planejamento do clube é ter essa questão resolvida até a abertura da janela de transferência nos Estados Unidos, marcada para o dia 5 de julho.
O único caminho para Suárez deixar o Grêmio seria o pagamento da multa rescisória de 70 milhões de euros ou um acordo entre as partes. Publicamente, Suárez afirmou em entrevista ao jornalista Juan José Díaz, do Referí, que não deixaria o Grêmio.
— É impossível. Estou muito feliz no Grêmio e tenho contrato até 2024 — afirmou Suárez.
Por conta das informações dos últimos dias, o departamento de futebol do Grêmio entrou em contato com Iván Zaldua, advogado de Suárez, que mora em Madri. Ele não informou sobre a existência de contato ou oferta da MLS. De folga por mais um dia no Uruguai, o centroavante é esperado nesta sexta-feira (16) no CT Luiz Carvalho.
Porém, a avaliação no Grêmio é de que um pedido de Suárez para deixar o clube seria difícil de ser negado. Aos 36 anos, e no final da carreira, não seria viável manter um jogador insatisfeito. E sabe-se que o Tricolor poderá receber um valor abaixo da multa rescisória. Embora o cenário, a expectativa é contar com o desejo do uruguaio de cumprir o contrato, que tem validade até o final de 2024.
Tecnicamente, o Inter Miami não tem condições de efetuar a contratação de Luis Suárez, Messi ou de qualquer jogador de maior investimento neste momento. A Major League Soccer, a MLS, estipula um teto salarial para os clubes. Por conta da regra Beckham, criada em 2007, cada clube pode assinar contrato com três jogadores fora deste teto.
O Inter Miami escolheu Gregore, Josef Martínez e Rodolfo Pizarro para ocupar as três vagas fora do teto salarial. Para acolher Messi, um deles terá de deixar a relação. Em contato com GZH, executivos da MLS também afirmam considerar impossível uma investida do Inter Miami por Suárez ser bem-sucedida no momento pelos investimentos feitos em Martínez e no jovem equatoriano Leonardo Campana, ex-Wolverhampton, e vice-artilheiro da equipe com três gols em 12 partidas.