Depois de duas semanas do primeiro jogo entre Grêmio e Cruzeiro pelas oitavas da Copa do Brasil, as duas equipes voltam a se encontrar, desta vez em Minas Gerais, para decidirem quem irá avançar para a próxima fase do torneio. Na ida, empate em 1 a 1 — Suárez marcou para o Tricolor e Bruno Rodrigues fez o gol da Raposa. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.
Ao contrário do momento que antecedeu o jogo em Porto Alegre, o time mineiro agora vive uma situação diferente. Antes do empate, o clube comandado pelo técnico português Pepa vinha de cinco vitórias em seis jogos e despontava como surpresa no Brasileirão. Agora, já são três jogos sem vencer (dois empates e uma derrota) e um novo revés pode complicar o clima na Toca da Raposa.
O Cruzeiro fechou nesta terça-feira (30) a preparação para o duelo contra o Grêmio pela Copa do Brasil. Foi a última atividade antes da decisão. O técnico Pepa tem apenas uma dúvida: Mateus Vital, que voltou ao time contra o Flamengo após se recuperar de uma lesão na coxa direita.
O treinador deve mandar a campo a equipe com Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura e Mateus Vital (Wallisson); Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto.
Titular da equipe, Neto Moura reconheceu a importância da partida, sem menosprezar o Grêmio, atual quinto colocado no Brasileirão.
— Um jogo importantíssimo. São duas equipes acostumadas a jogar copas. O Cruzeiro é o maior campeão. Vai ser um jogo muito difícil. O Grêmio é muito qualificado, mas tenho muita confiança na equipe e, com o apoio do torcedor, vamos conseguir a classificação.
Casualmente, as duas equipes são as maiores vencedoras da Copa do Brasil. O time mineiro levantou a taça em seis oportunidades, e o Tricolor conquistou o troféu em cinco. Esse é o sétimo confronto entre os times em competições eliminatórias. Nas seis anteriores, quem passou chegou ao menos até a final. Em cinco delas, o classificado terminou como campeão.
No Brasileirão, o Cruzeiro está na sexta posição, uma atrás do Grêmio. O clube mineiro também tem um ponto a menos (13) do que o Tricolor (14). A Raposa vem de empate com o Flamengo, no Maracanã, quando saiu na frente, mas sofreu o empate.