O técnico Renato Portaluppi criou um clima de mistério total para o Gre-Nal deste domingo (21). Além de esconder a lista de relacionados e blindar o elenco na concentração, o treinador do Grêmio testou um esquema com três zagueiros nos treinos fechados e, com isso, pode surpreender na escalação, com Bruno Uvini aparecendo na defesa como atração ao lado de Kannemann e Bruno Alves.
Nesta hipótese, o mais provável é que o meia Vina, em recuperação de sintomas gripais, deixe a equipe, com os laterais Fábio e Reinaldo tornando-se alas e tendo mais liberdade para atacar. Desta forma, o time no esquema 3-5-2 teria: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Fábio, Felipe Carballo, Vilassanti, Bitello e Reinaldo; Cristaldo e Luis Suárez.
Contudo, a formação com três zagueiros não foi a única treinada por Renato e, no momento, é apenas uma das opções para o clássico. Logo, não está descartada ainda a manutenção do esquema 4-2-3-1, com Nathan e Galdino disputando a condição de substituto de Vina no setor ofensivo.
Neste cenário, a equipe tricolor teria: Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo e Nathan (Galdino); Luis Suárez.
Além de não divulgar a lista de quem está concentrado, o clube adotou cuidados para evitar qualquer vazamento sobre quem está ou não está com a delegação no hotel. Dúvida por conta de um quadro gripal, o meia Vina está concentrado e, ao ser abordado por um hóspede, gentilmente negou-se a tirar uma foto com o torcedor. Tudo para evitar a divulgação de imagens suas na concentração.
Ainda assim, é improvável que Vina inicie o jogo como titular, uma vez que Renato já escalará Fábio e Bitello, ambos sem as melhores condições físicas. Logo, em tese, Nathan e Galdino disputam uma vaga no setor ofensivo.
A palestra de Renato Portaluppi está prevista para às 16h10min. Já o deslocamento para a Arena ocorrerá 30 minutos depois. O Gre-Nal será às 18h30min.