A oitava rodada do Brasileirão será marcada por um protesto contra o racismo. Os jogadores das 20 equipes que entrarão em campo, mais os 10 trios de arbitragem, vestirão uma camisa com a mensagem "Com racismo não tem jogo". Foi assim antes de a bola rolar para Athletico-PR e Grêmio, na tarde deste sábado (27), em Curitiba.
Antes do início da partida, um vídeo com atletas e artistas defendendo a causa antirracista será mostrado nos telões dos estádios. Os jogadores ficarão 30 segundos sentados antes do início dos confrontos.
— Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo, não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito — declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A iniciativa ocorre uma semana após o brasileiro Vinicius Junior sofrer ataques racistas em uma partida do Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. Nos últimos meses, foram 10 casos contra o jogador da Seleção Brasileira.