Nas primeiras quatro rodadas do Brasileirão 2023, Diogo Barbosa sempre esteve em campo como titular do Grêmio. O lateral-esquerdo, que é contestado pelos torcedores, assumiu a vaga no lugar de Reinaldo, que está recuperado de lesão ligamentar no joelho esquerdo, no último mês. Porém, contra o Bragantino, mais uma vez, o atleta foi alvo de críticas principalmente no lance da falha no gol dos paulistas.
Além de titular, o camisa 6 não foi substituído em nenhum dos primeiros quatro duelos da competição. A insistência no jogador é explicada principalmente pela falta de alternativas ao jogador que disputou 360 minutos, além dos acréscimos.
Além de Reinaldo, que esteve entregue ao departamento médico nas últimas semanas para tratamento de lesão, a comissão técnica perdeu o jovem Cuiabano, que teve duas lesões: ligamentar e muscular. Ambos evoluíram nos tratamentos, inclusive, com o ex-São Pauço sendo relacionado para a última rodada. Nas primeiras partidas, o jovem José Guilherme, do time sub-20, completou a lista de alternativas pela escassez de possibilidades para o setor.
Renato justificou que Reinaldo ainda carece de valências para atuar naturalmente:
— O Reinaldo a gente está tratando, sente o local da lesão. jogador que tá parado há 30 dias. Quando sai do DM, ele pode estar pronto para jogar, mas falta muita coisa. Ritmo de jogo, temos mudado muito a nossa equipe por lesões, aproveitado o pessoal que tem ritmo de jogo. Isso é muito perigoso.
Sobre o erro na saída de bola, que originou o gol do Bragantino, o comandante evitou apontar o atleta como o responsável. Para ele, o lateral não foi o único culpado pelos paulistas conseguirem chegar ao terceiro gol.
— Um erro coletivo, mas infantil, deixamos de ganhar dois pontos hoje — analisou.
A medida trata de tentar evitar o desgaste público na imagem do lateral. O jogador enfrenta resistência entre os gremistas pelas vaias em episódios recentes, além de críticas nas redes sociais e imprensa. Contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira (10), no Allianz Parque, em São Paulo, há chance de alteração na posição.